UM ESTUDO (SÓCIO)LINGUÍSTICO DO SUJEITO DE REFERÊNCIA INDETERMINADA EM REDAÇÕES ESCOLARES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Neste artigo, propomos uma análise do sujeito de referência indeterminada nas redações escolares (gênero dissertativo-argumentativo) de alunos do ensino médio, em escolas particulares do estado da Paraíba. Objetivamos compreender como tal sujeito é usado a partir do contexto de formalidade inerente à produção do gênero textual em questão. Para a análise da indeterminação do sujeito nos textos tomaremos por base os estudos propostos por Duarte (2013) e Martins (2005, 2013). Recorremos quando necessário a Kato e Nascimento (2015) para analisarmos as estruturas das sentenças utilizadas para a ocorrência de tal sujeito. Quanto às diretrizes da abordagem sociolinguística, recorreremos ainda a Labov (2008) e Coelho et al (2015). Por fim, para subsidiar os comentários relacionados ao gênero textual em questão, recorremos aos postulados teóricos de Dantas (2015), Marcuschi (2002), Bakhtin (2003), Rodrigues (2005) e Rojo (2005).
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A revista Ininga, fundada em 2014, é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Na última avaliação da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016, obtivemos Qualis B5. No momento, preenchemos todos os requisitos para obtenção do Qualis B2.