SER DIFERENTE É SER NORMAL: A TERRA DOS MENINOS PELADOS, DE GRACILIANO RAMOS

Delma Vieira Xoteslem, Eduardo Dias da Silva, Uelma Alves da Silva

Resumo


desenvolver atividades para superação do preconceito e aceitação da diversidade é uma premissa da educação básica (pública ou privada). A Literatura Infantil, como instrumento social e pedagógico, além de artístico faz-se presente no cotidiano do ensino-aprendizagem de crianças e jovens no ambiente escolar. Sugere-se, então, atividades de práticas de leituras através da obra A terra dos meninos pelados de Graciliano Ramos, a partir de uma perspectiva interacionista sociodiscursiva, considerando o funcionamento do texto sob uma ótica enunciativa, reconhecendo, desta maneira, que a língua se constitui um conjunto de práticas sociais e cognitivas situadas historicamente. Percebeu-se, como um dos caminhos possíveis para trabalhar com os alunos e os responsáveis a aceitação das diferenças, as práticas de leituras sendo uma alternativa para formação de indivíduos mais conscientes da diversidade brasileira contemporânea.

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A revista Ininga, fundada em 2014, é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Na última avaliação da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016, obtivemos Qualis B5. No momento, preenchemos todos os requisitos para obtenção do Qualis B2.