EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: um estudo do potencial pedagógico do Facebook

Elisiane Araújo dos santos Frazão

Resumo


Investigação da funcionalidade do Facebook no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa na era digital, com vistas ao desenvolvimento de competências e habilidades de letramento desejáveis ao sujeito falante/ouvinte e escrevente da contemporaneidade. Como aporte teórico, recorre-se aos estudos de Marcuschi e Xavier (2004),  Rojo (2013), Coscarelli e Ribeiro (2005), Shepherd e Saliés (2013), dentre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa, com um viés metodológico de pesquisa-ação, o que possibilitará o redimensionamento da dinâmica das atividades de testagem da ferramenta tecnológica em foco. Tem como sujeitos alunos do 2º ano do Ensino Médio da rede pública. Esperamos, por meio da multiplexidade de semioses peculiares aos gêneros digitais, desenvolver habilidades de leitura e escrita, ampliando as possibilidades de uso da língua (gem) na (re)construção de sentidos.

 

Palavras-chave: Facebook; letramento; ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa.

 

Abstract: This work aims to investigate the functionality of Facebook on teaching-learning process of Portuguese in digital era, focusing the development of skills and abilities of literacy that are desirable on speaker/listener individuals and writers of the contemporaneity. The studies of Marcuschi and Xavier (2004), Rojo (2013), Coscarelli and Ribeiro (2005), Shepherd and Saliés (2013), among others, were used as theoretical basis for this work. The research is qualitative and interpretive, with a methodological bias of action research, which will allow the resizing of the dynamics of the testing activities of the technological tool in focus. The subjects of the study are students of the second year of high school in the public network. We hope, through the multiplexing of semiosis that are peculiar to digital genres, to develop reading and writing skills, in order to expand the possibilities of language use in the (re)construction of meanings.

Keywords: Facebook; literacy; teaching-learning of Portuguese.

 


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