A LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO DIDÁTICO NÃO-CONVENCIONAL PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Lucimara Oliveira de Sousa, Mugiany Oliveira Brito Portela

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar a literatura de cordel como recurso didático não-convencional junto aos conteúdos sobre Migração, como forma de sugerir a utilização dessa linguagem no Ensino Médio. Nesse sentido, este trabalho parte do seguinte questionamento: de que maneira o cordel pode ser utilizado como recurso didático para o ensino de Geografia, mais especificamente, no Ensino Médio? O presente artigo também expõe os resultados de uma pesquisa bibliográfica, e da análise de um cordel que trata da temática de migração. Após as análises encaminham-se sugestões ao professor de Geografia sobre o uso da literatura de cordel em sala de aula, com vistas a contribuir na assimilação dos conteúdos geográficos; e despertando também o senso crítico do aluno, já que o cordel utiliza-se de várias temáticas da realidade.

Palavras-chave: Literatura de Cordel. Ensino de Geografia. Recursos Didáticos Não-Convencionais.


Texto completo:

PDF

Referências


ABLC. Grandes cordealistas. 2018a? Disponível em: http://www.ablc.com.br/ocordel/gra ndes-cordelistas/ Acesso: 04 set. 2018.

ABLC. História da ABLC. 2018b? Disponível em: http://www.ablc.com.br/a-ablc/historia/ Acesso em: 04 set. 2018.

ALENCAR, Josivane José de; SILVA, Josélia Saraiva e. Recursos didáticos não convencionais e seu papel na organização do ensino de geografia escolar. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 18, p. 1-14, mai./ago. 2018. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/645/668. Acesso em: 29 mai. 2018.

AZAMBUJA, Leonardo Dirceu de. A população na geografia e no ensino de geografia do Brasil. In: CAVALCANTI, Lana de Souza (org.). Temas da geografia na escola básica. Campinas, SP: Papirus, 2013. cap. 6, p.159-177.

BARROS, Silvano Josean. O cordel enquanto ferramenta de ensino em geografia. Guariba: UEPB, 2013. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Geografia). Universidade Estadual da Paraíba, 2013. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2593/1/PDF%20-%20Josean%20Silvano%20Barros.pdf. Acesso: 02 abr. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência Enem. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio, 2018. Disponível em: http:// basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 04 set. 2018.

BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRITO, Fausto. As migrações internas no Brasil: um ensaio sobre os desafios teóricos recentes. Belo Horizonte: UFMG, 2009. 20 p. Disponível em: http:// core.ac.uk/download/pdf/6227031.pdf Acesso: 04 set. 2018.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a Realidade Contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO,1., Belo Horizonte, 2010. Anais [...]. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7167-3-3-geografia-realidade-escolar-lana-souza/file . Acesso: 01 jun. 2018.

COSTA, Pedro. Poemário de cordéis. Teresina: EDUFPI, 2010.

FREITAS, Patrícia Ponte de. Geografia da População: novas abordagens e possibilidades de estudo. In: CONGRESSO BRASILEIROS DE GEÓGRAFOS, 7., Vitória, ES, 2014. Anais [...]. Viçosa, ES, 2014. Disponível em: http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1403926483_arquivo_geografiadapopulacao_artigo_patriciaponte.pdf. Acesso em: 04 set. 2018.

FUSCO, Wilson; OJIMA, Ricardo. Migrações e nordestinos pelo Brasil: uma breve contextualização. In: OJIMA, Ricardo; FUSCO, Wilson;. Migrações nordestinas no Século 21 - um panorama recente, São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. p.11-26. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5151/BlucherOA-ojimafusco-04. Acesso em: 25 set. 2018.

MENEZES, Welber Alves; CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. O ensino de geografia na contemporaneidade: o uso da literatura de cordel. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 5, n. 10, p. 235-257, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/ revistaedugeo/ article/view/267/170. Acesso em: 24 abr. 2018.

MORMUL, Najla Mehana. Geografia Humana e Geografia da População: pontos de tensionamento e aprofundamento na ciência geográfica. Caderno de Geografia, Paraná, v. 23, n.40, p.33-47, abr./jun. 2013. Disponível em:http://periodicos.pucminas.br /index.php/ geografia/article/view/4810/5254. Acesso em: 14 set. 2018.

PAIXÃO, Maria do Socorro Santos Leal; FERRO, Maria da Glória Duarte. A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. In: CARVALHO, M.V.C; MATOS, K.S.A.L (org.). Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão. 2. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2009. p. 81-115. (cap. 3).

PINHEIRO, Igor de Araújo; SANTOS, Valéria de Sousa; RIBEIRO FILHO, Francisco Gomes. Brincar de Geografia: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Equador (UFPI), Teresina, v. 2, n. 2, p. 25-41. jul/dez, 2013. Disponível em: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/eq uador/article/view/1451/1159. Acesso em: 27 set. 2018.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A geografia: pesquisa e ensino. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 2002. cap.5 p.111-142.

PORTELA, Mugiany Oliveira Brito; CALVACANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia e a temática cidade no contexto do ENEM/BRASIL. In: ALCARAZ, R. S; MONLLOR, E. M. T (ed.). La investigación e innovación en la enseñanza de la Geografía. Universidad de Alicante: UNE, 2016. p.153-168. (cap.10) Disponível em: https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/54088/1/Congreso-Didactica-Geografia-2015_11.pdf. Acesso em: 18 out. 2018.

SANTOS, Veridiano Maia. Literatura de cordel: uma possibilidade pedagógica na prática do cotidiano curricular e cultural da educação de jovens e adultos. Revista Confluências Culturais. v. 2. n. 2, p.17-26. set. 2013. Disponível em: http://periodicos.univil le.br/index.php/RCCult/article/view/26. Acesso em: 26 mai. 2018.

SILVA, Josélia Saraiva e. Construindo ferramentas para o ensino de geografia. Teresina: Edufpi, 2011.

SILVA, Luis Fabiano de Aguiar; BARBOSA, Aline Camilo; ARAÚJO, Raimundo Lenilde de. O ensino de Geografia no ritmo da música: uma experiência na educação de jovens e adultos. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE, 11., Presidente Prudente, SP, 2015. Anais [...]. Presidente Prudente, SP, 2015. p. 3570-3581. Disponível em: http://www.enanpege.ggf.br/2015/anais/ar quivos/11/336.pdf. Acesso em: 05 jun. 2018.

SILVA, Silvio Porfírio da; ARCANJO, Jacineide Gabriel; SILVA, Gilmara Nascimento da; SOUZA, Herica Clarice Borges de; ALEXANDRE, Micael Filipe Pontes; SILVA, Renata Maria Santos. Literatura de cordel, linguagem, cultura e ensino: uma proposta para o trabalho com a leitura. Revista Encontros de Vista, 5.ed. p.64-78, jan/jun, 2010a. Disponível em: http://www.encontrosdevista.com.br/Artigos/Antigos/Silvio_ Profirio_e_demais_colegas_de_Letras_Literatura_de_Cordel_Linguagem_Cultura_e_Ensino.pdf. Acesso em: 21 mai. 2018.

SILVA, Silvio Porfírio da; ARCANJO, Jacineide Gabriel; SOUZA, Herica Clarice Borges de; SILVA, Renata Maria dos Santos; SOUZA, Cibeli Oliveira de; LUCENA, Carmen Santana de; ARAÚJO, Wanessa Ewen de; LUCENA, Kalhil Gilbran Melo de; TENÓRIO; Alexandro Cardoso. Literatura de Cordel: linguagem, comunicação, cultura, memória e interdisciplinaridade. Raído, Dourados, MS, v. 4, n. 7, p. 303-322, jan./jun. 2010b. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index. php/Raido/search?subject=Mem%C3%B3ria. Acesso em: 16 mai. 2018.

SOUSA, Lucimara Oliveira de. Roteiro didático para oficina. Teresina, 2018.

WEITZEL, Antônio Henrique. Literatura de Cordel. In: Antônio Henrique. Folclore Literário e Linguístico: pesquisas de literatural oral e de linguagem popular. Juiz de Fora: EDUFJF, 2.ed. 1995. cap. 20, p.109-115.

WERNKER, Giucler. O uso de diferentes linguagens iconográficas no ensino de geografia. Curitiba: UFPR, 2015. Disponível em: https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/40868/R%20-%20E%20-%20GIUCLER%20WERNKE.pdf?sequence=1. Acesso em: 16 mai. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Lucimara Oliveira de Sousa



ISSN: 1677-8049 (Impresso)

ISSN: 2763-9819 (Online)

 Revista Científica o Direito Pensa