O ENSINO DE CARTOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTAS DE ATIVIDADES COM JOGOS BASEADOS EM GEOLOCALIZAÇÃO POR GPS - “JBGG”

D'jones Nobres de Souza, Mugiany Oliveira Brito Portela

Resumo


Este estudo investiga o ensino de cartografia para a educação básica tendo como proposta, atividades com jogos baseados em geolocalização por GPS. Constitui o objetivo geral do trabalho: analisar o uso dos JBGG (Jogos Baseados em Geolocalização por GPS), na educação básica, como forma lúdica de ensinar a leitura e interpretação de mapas, a partir de uma perspectiva dos recursos didáticos não-convencionais. O trabalho subdivide-se a partir dos seguintes objetivos específicos: Compreender o ensino da cartografia escolar; relacionar os JBGG com o ensino de cartografia através de pesquisas, experiência e convívio com os jogadores em especifico de Pokémon Go; criar propostas de atividades baseadas na gameplay de Pokémon Go para o ensino de cartografia, na educação básica. O artigo foi construído por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como principais teóricos Passini (1998) e Silva (2011) e os seguintes documentos, BNCC (2017) e PCNs (1998). Como resultados tem-se o jogo como recurso didático não-convencional que utiliza do lúdico e de conceitos cartográficos, tais como: Lateralidade, localização e orientação, podendo ser usado no ensino de cartografia para a educação básica. Ao final foram sugeridas propostas de atividades baseadas no jogo, para os professores, de possíveis formas de utilizar o jogo, com função de introduzir a temática cartográfica.

Palavras-chave: Ensino de Cartografia. Lúdico. JBGG.


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