JENIPAPO – KANINDÉ: UMA HISTÓRIA DE LUTAS EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
os índios da Região Nordeste do Brasil após séculos de esquecimento e isolamento cultural mobilizaram-se no sentido de recuperar o direito às suas terras de origem e seus valores culturais. No Ceará, os Jenipapo-Kanindé tem se destacado pela dedicação à sua autodeterminação com a comunidade indígena. A pesquisa realizada foi fruto de um pós-doutorado na FACED-UFBA, graças ao apoio do CNPq, através de uma bolsa PDS. Por meio de uma metodologia participativa e integrada, obteve-se um diagnóstico sócio-ambiental das Terras Indígenas Jenipapo-Kanindé, onde a população indígena participou de forma efetiva. Em base ao diagnóstico apresentaram-se diretrizes e propostas que podem viabilizar um caminho para a sustentabilidade sócio-ambiental da comunidade indígena tendo como eixo central, a Educação Ambiental.
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Serviço de Informação Indígena. Jenipapo-Kanindé. Brasília: FUNAI, CGDOSC, 2005.
MATEO RODRÍGUEZ, José Manuel. Medio Ambiente y Desarrollo Sostenible, Manizales: Universidad Nacional de Colômbia, 2002.
SILVA, Edson Vicente da. Geoecologia da Paisagem do litoral cearense: uma abordagem ao nível de escala regional e tipológica. 1998. Tese de Professor Titular, Departamento de Geografia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1998.
SOUSA, Carlos Kleber Saraiva. Identidade, cultura e interesses: a territorialidade dos índios Jenipapo-Kanindé do Ceará. 2000. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Edson Vicente da Silva
ISSN: 1677-8049 (Impresso)
ISSN: 2763-9819 (Online)