REFLEXÕES SOBRE O USO DAS GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: VIVÊNCIAS A PARTIR DO SUBPROJETO DO PIBID DE GEOGRAFIA DA UFPI (2020-2022)
Resumo
Diante dos desafios atuais no ensino de Geografia, torna-se importante refletir as metodologias nos processos de ensino e aprendizagem, em especial os recursos didáticos empregados em sala de aula. É dentro desse contexto que as Geotecnologias mostram-se como ferramentas imprescindíveis para um ensino dinâmico e interativo, pois, além de possibilitarem uma infinidade de aplicabilidades apresentam-se como ferramentas inovadoras para o ensino das ciências geográficas. A metodologia empregada na elaboração do artigo foi à pesquisa bibliográfica dos temas relacionados a inserção das Geotecnologias no ensino de Geografia, docência e ensino de Geografia. Ademais, foi realizada também uma pesquisa empírica na escola CETI-MARIA MELO, em Teresina em consonância ao sub-projeto do PIBID de Geografia da UFPI (2020-2022). De acordo com essa perspectiva, o objetivo geral do artigo é avaliar a importância das Geotecnologias nas aulas de Geografia. Como resultados, observou-se que estas tecnologias apresentam-se como meios inovadores das práticas pedagógicas nos conteúdos de Geografia, precipuamente no desenvolvimento de habilidades que interpenetram o raciocínio geografico. Ademais, verificou-se também a problemática de infraestrutura nas escolas, pois infelizmente muitas escolas públicas carecem de um maior investimento em salas de informática, fato esse ratificado por meios das pesquisas bibliográficas do tema.
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PDFReferências
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