O CURSO DE GEOGRAFIA DA FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DO PIAUÍ (1958-1971)
Resumo
Objetivou-se com este trabalho analisar o contexto acadêmico da institucionalização da Geografia, através do curso de formação de professores, no estado do Piauí, bem como, a corrente do pensamento geográfico que orientava o curso. Os caminhos trilhados para a elaboração do trabalho se deu com a coleta de dados a partir de pesquisas bibliográficas e documentais, além da utilização de questionário online, buscando responder às questões norteadoras. Os resultados apresentaram que o contexto da institucionalização dessa ciência no Piauí era de busca por mudanças culturais no estado e na cidade de Teresina. Além disso, apresenta que o ingresso no curso se dava através de vestibular e inicialmente tinha duração de três anos divididos em três séries. A maioria dos alunos do curso era do estado do Piauí. Os professores em sua grande maioria vinham do Liceu Piauiense e possuíam diferentes formações. As aulas se desenvolviam através da exposição verbal, com uso de referências clássicas estrangeiras e brasileiras. Traz também características sobre o currículo, a presença de máximas e princípios da Geografia, a participação em eventos científicos e trabalhos de campo, além do convívio social dos tempos da FAFI e sua contribuição na vida de seus ex-alunos e para o estado.
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, I. G.; ARAÚJO, J. L. L. Trajetória do curso de graduação em geografia da UFPI, no Piauí, em seus 60 anos: Um pouco da trajetória do curso de geografia da UFPI, desde a FAFI, e seus primeiros momentos naquela instituição (mesa redonda). Ciclo de Estudos em Geografia, Análise Ambiental e Educação, Teresina, 22 e 23 nov. 2018
ABREU, I. G. Entrevista especial. Humana Res, Teresina, v. 1, n. 2, p. 175 – 181, jan./jul. 2020.
ANSELMO, R. de C. M. de S. A formação do professor de geografia e o contexto da formação nacional brasileira. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de. (org.). Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2015. p.247-253.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRAICK, P. R.; BARRETO, A. Estudar história: das origens do homem à era digital. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
BRITO, I. S. História da educação no Piauí. Teresina: EDUFPI, 1996.
FERRO, M. do A. B.; NASCIMENTO, F. de A. de S.; SOUSA, L. L. de. História da educação: novos olhares velhas questões. Teresina: EDUFPI, 2009.
FREITAS FILHO, B. R. História da Faculdade de Filosofia do Piauí. Teresina: Graf. Ibiapina, 2003.
LACOSTE, Y. A Geografia: isso serve em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1989.
MELO, A. M. V. V. de. Os alicerces da educação superior no Piauí: Uma avaliação das experiências das faculdades de Direito e Católica no Piauí (1930 – 1970). 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2006.
MENDES, F. I. V. História da educação piauiense. Sobral: EGUS, 2012.
MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. 21. ed. São Paulo: Annablume, 2007.
PEREIRA, M. das G. M. R. O Curso de Filosofia da Faculdade Católica de Filosofia d Piauí (FAFI) no período de 1957 a 1970. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2003.
RÊGO, M. P. S. N. N.; MAGALHÃES, M. S. R. O curso de Letras da UFPI: um fio da FAFI. Teresina: EDUFPI, 1991.
ROCHA, G. O. R. da. Uma breve história da formação do(a) professor(a) de geografia no Brasil. Terra Livre, São Paulo, n. 15, p. 129-144, 2000.
RODRIGUES, A. de J. Metodologia científica: completo e essencial para a vida universitária. São Paulo: Avercamp, 2006.
SAMPAIO, A. A. M.; VLACH, V. R. F.; SAMPAIO, A. C. F. História da geografia escolar brasileira: continuando a discussão. In: VASCONCELLOS, L. G. F.; SAMPAIO, A. de A. M. (org.). Geografia e anos iniciais do Ensino Fundamental. Curitiba: CVR, 2012. p. 31-42.
SILVA, F. das C. R. da. Início da formação docente em nível superior no Piauí. Tópicos Educacionais, Recife, v. 21, n. 1, p. 90 – 115, 2015a. Disponível em: periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/22403. Acesso em: 28 jun. 2021.
SILVA, F. das C. R. da. O início da formação docente em geografia no Piauí: contextos, condições e processos. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEGE, 11., 2015, Presidente Prudente. Anais eletrônicos [...]. Presidente Prudente: UNESP, 2015b. p. 234–245. Disponível em: www.enanpege.ggf.br/2015/anais/arquivos/1/24.pdf. Acesso em: 30 out. 2018.
SILVA, F. das C. R. da. Trajetórias de formação de professores de geografia: interfaces com o saber ensinar. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2010.
SOARES, N. P. L. Escola Normal em Teresina (1864 -2003): reconstituindo uma memória da formação de professores. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2004.
SOUSA, F. M. de; BOMFIM, M. do C. A. do; PEREIRA, M. das G. M. R. (org.). Anais do Seminário Presente do Passado: a Faculdade Católica de Filosofia na história da educação do Piauí. Teresina: EDUFPI, 2002.
SUERTEGARAY, D. M. A. A Geografia no contexto das ciências. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, v. 22, n.1, p. 7-16, 1997.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Pedro Henrique Teixeira Carvalho
ISSN: 1677-8049 (Impresso)
ISSN: 2763-9819 (Online)