O CURSO DE GEOGRAFIA DA FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DO PIAUÍ (1958-1971)

Pedro Henrique Teixeira Carvalho, Josélia Saraiva e Silva

Resumo


Objetivou-se com este trabalho analisar o contexto acadêmico da institucionalização da Geografia, através do curso de formação de professores, no estado do Piauí, bem como, a corrente do pensamento geográfico que orientava o curso. Os caminhos trilhados para a elaboração do trabalho se deu com a coleta de dados a partir de pesquisas bibliográficas e documentais, além da utilização de questionário online, buscando responder às questões norteadoras. Os resultados apresentaram que o contexto da institucionalização dessa ciência no Piauí era de busca por mudanças culturais no estado e na cidade de Teresina. Além disso, apresenta que o ingresso no curso se dava através de vestibular e inicialmente tinha duração de três anos divididos em três séries. A maioria dos alunos do curso era do estado do Piauí. Os professores em sua grande maioria vinham do Liceu Piauiense e possuíam diferentes formações. As aulas se desenvolviam através da exposição verbal, com uso de referências clássicas estrangeiras e brasileiras. Traz também características sobre o currículo, a presença de máximas e princípios da Geografia, a participação em eventos científicos e trabalhos de campo, além do convívio social dos tempos da FAFI e sua contribuição na vida de seus ex-alunos e para o estado.


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