EXTRAÇÃO DA OPALA E IMPACTOS DERIVADOS: Uma análise do garimpo Boi Morto no município de Pedro II, estado do Piauí

Victor Memória Nogueira, Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque

Resumo


O município de Pedro II, localizado no estado do Piauí, é conhecido como uma das poucas cidades do mundo onde é possível fazer a extração da gema opala com ótima qualidade, podendo ser utilizada para a produção de joias e tornando-se fonte de renda para diversas pessoas na região. Existem três garimpos principais de extração da opala no referido município, no qual o mais ativo atualmente e maior da região é o Boi Morto. Desse modo, o presente trabalho visa avaliar os aspectos geológicos e ambientais que possibilitariam o desenvolvimento da opala no município, como funciona sua cadeia produtiva, bem como sua influência econômica e alguns impactos ambientais como a remoção da cobertura vegetal, alteração da topografia e assoreamento de curso d’água que puderam ser observados in loco. A metodologia baseia-se em levantamentos bibliográficos, utilização de técnicas de geoprocessamento e visita de campo, objetivando conhecer o garimpo e como funciona o trabalho no dia a dia, tanto no local de lavra como em locais de lapidação. Constatou-se que o garimpo Boi Morto é um local de rejeito da antiga mina de extração da opala e que o local não possui nenhum plano de recuperação ambiental, sendo que o revolvimento dos materiais pode causar o assoreamento de nascentes e riachos que ficam nas proximidades.


Texto completo:

PDF

Referências


DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA E TRANSPORTE - DNIT. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/dnit/pt-br. Acesso em: 20 set 2021.

FREITAS, S. O.; GOMES, J. M. A.; AQUINO, C. M. S. Análise dos impactos ambientais da extração de opala no município de Pedro II, Piauí. Geociências, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 443-456, 2016.

GOOGLE EARTH. Garimpo Boi Morto, Pedro II, Piauí. [s.l.]: Google Earth, 2021. 1 imagem de satélite, color. Disponível em: http://earth.gloogle.com. Acesso em: 20 set. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/uf.php?coduf=22. Acesso em: 20 set. 2021.

LIMA, I. M. M. F.; GUERRA, A. J. T. Ambiente montanhoso e turismo em Pedro II, Piauí. Geosul, Florianópolis, v. 35, n. 74, p. 518 - 538, jan./abr. 2020.

MARQUES, G. T. Opalas geomológicas do Piauí: Gênese Revelada por microtermometria e minerais associados. 2014. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) – Programa de Pós-graduação em Geologia e Geoquímica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

MILANEZ, B. OLIVEIRA, J. A. P. Opalas de Pedo II: o APL como remediação da grande mina. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2007.

NOGUEIRA, Victor Memória. 10 fotografias color. digitais, Pedro II, 2021.

RIBEIRO, K. V.; RIBEIRO, K. V.; ALBUQUERQUE, E. L. S. Cadeia produtiva e impactos ambientais da extração de quartzito nos municípios de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí. Geografar, Curitiba, v. 16, n. 1, p. 229-248, jan./ jun. 2021.

SÁNCHEZ, L. E. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

VIDAL, F. W. H.; MORAIS, M. G. N. O.; FREIRE, L. C.: SANTOS, C. A. M. Série Rochas e Minerais Industriais: As Opalas de Pedro II no Piauí e o Arranjo Produtivo Local. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Victor Memória Nogueira, Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque



ISSN: 1677-8049 (Impresso)

ISSN: 2763-9819 (Online)

 Revista Científica o Direito Pensa