O ENSINO DA CARTOGRAFIA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DO ENSINO BÁSICO, EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE CAXIAS - MARANHÃO, BRASIL

Giselle Maria da Silva Pereira, Sara Raquel Cardoso Teixeira de Sousa, Thais Costa Medeiros

Resumo


A ciência cartográfica é mais antiga que a ciência geográfica, destarte, esta auxilia a Geografia na compreensão e interpretação dos fenômenos descritos através de mapas, cartas e outros produtos cartográficos. No ensino da Geografia, a Cartografia Escolar é indispensável, pois possibilita uma melhor compreensão dos conteúdos e dinamiza o processo de ensino e aprendizagem, oportunizando ao aluno interpretações da realidade socioespacial sob diversas perspectivas. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a formação dos professores de Geografia das escolas públicas da cidade de Caxias - MA, frente à disciplina de Cartografia abordada durante o curso de graduação. Na pesquisa, realizou-se levantamento bibliográfico com destaque para os seguintes autores: Castellar (2005), Pinheiro (2006), Girandir (2001), foram pesquisadas as perspectivas de quatro professores sobre Cartografia Escolar, estes com formação em Geografia. Sabe-se que muitos professores de Geografia apresentam dificuldades de interpretação de mapas e nos conteúdos específicos da Cartografia, interferindo, assim, no processo de ensino. Verificou-se que os professores pesquisados sentem dificuldades em abordar conteúdos cartográficos, sendo um reflexo do seu processo de formação durante o curso de graduação. Dessa forma, para que sua prática em sala de aula seja satisfatória, precisam recorrer em estratégias metodológicas que venham suprir as limitações impostas pela sua formação.

Palavras-chave: Cartografia Escolar; Geografia; formação do professor


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