A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO OU O URBANO COMO QUADRO ECOLÓGICO: DISTINTAS E DISTANTES VISÕES TEÓRICAS SOBRE A URBANIZAÇÃO DE MACAÉ - RJ

Oséias Teixeira da Silva

Resumo


Neste artigo buscamos analisar duas concepções distintas sobre o urbano. A primeira delas é referenciada no trabalho de Henri Lefebvre e concebe o processo de produção do espaço como um elemento central da reprodução social, apontando ainda para a produção do espaço como crescentemente vital ao processo de acumulação de capital. Analisamos no texto o fato de que essa importância crescente da produção do espaço como atividade produtora de mais valia, advém dos reforçados vínculos entre o imobiliário e o financeiro dentro do contexto de globalização econômica. Estes vínculos permitem “mobilizar o imobiliário” fazendo que os fluxos financeiros fluam para o mercado imobiliário. Outra concepção é a que emana do trabalho de Manuel Castells que vê a cidade como um quadro ecológico, uma simples forma resultante de um processo de desenvolvimento socioeconômico. Então buscamos mobilizar essas duas visões teóricas distintas para a compreensão da urbanização da cidade de Macaé – RJ. A metodologia do trabalho consiste em uma revisão teórica da bibliografia, focando especialmente nas obras de Lefebvre e Castells, na primeira parte do trabalho e na segunda parte em um estudo empírico baseado em uma pesquisa desenvolvido pelo autor entre os anos de 2018 e 2020. Uma das principais conclusões do trabalho é de que as duas concepções sobre o espaço urbano apresentadas na primeira parte influenciam diretamente na forma como se compreende o espaço urbano.

Palavras-chave: produção do espaço urbano; quadro ecológico; Macaé-RJ


Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMO, Pedro. A cidade caleidoscópica: coordenação espacial e convenção urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BARUQUI, Solange Silva C. A cidade formal e acidade informal em Macaé: uma análise do crescimento habitacional na década de 90. 2004. Dissertação (Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades) - Universidade Cândido Mendes, Campos dos Goytacazes, 2004.

CASTELLS, Manuell. A questão urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

EXTRA. Candidato a prefeito de Macaé será beneficiado por desapropriações. Globo.com, 2016. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/extra-extra/candidato-prefeito-de-macae-sera-beneficiado-por-desapropriacoes-20138397.html. Acesso em: 18 mar. 2021.

IBGE. Censo demográfico 2000: características gerais da população: resultados da amostra. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/bibliotecacatalogo?view=detalhes&id=783. Acesso em: 26 ago. 2021.

IBGE. Censo demográfico 2010: características gerais da população: resultados da amostra. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em: 26 ago. 2021.

LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LEFEBVRE, Henri. The production of space. Cambridge: Basil Blackwell, 1995.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2001.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Bertrand Brasil, 1987.

PESSANHA, Roberto Moraes. Relação transescalar e multidimensional “Petróleo-Porto” como produtora de novas territorialidades. 2017. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

PIQUET, Rosélia. Norte Fluminense: mudanças e incertezas na era do petróleo. Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, n0 2, 2005, Santa Cruz do Sul, RS – Brasil. SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 2., 2005. Santa Cruz do Sul - RS, Anais [...]. Santa Cruz do Sul - RS: Universidade de Santa Cruz do Sul, 2005.

RIBEIRO, Luís César Q. Dos cortiços aos condomínios fechados: as formas de produção da moradia na cidade do Rio de Janeiro. São Paulo: Civilização Brasileira, 1997.

SILVA, Oséias Teixeira da. O processo de integração urbana em discussão: o papel dos deslocamentos pendulares na conformação de uma aglomeração urbana não-metropolitana. Revista Espaço e Economia, n. 16, 2019.

SOJA, Edward Walker. Geografias pós-modernas. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Oséias Teixeira da Silva



ISSN: 1677-8049 (Impresso)

ISSN: 2763-9819 (Online)

 Revista Científica o Direito Pensa