A PRÁTICA DE OFICINA PEDAGÓGICA SUSTENTÁVEL COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Elvis Reis de Oliveira, Maicon Lemos Sathler

Resumo


O trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão acerca das questões ambientais como assunto e conteúdo da disciplina de Geografia, tendo como unidade de análise o levantamento teórico do assunto discutido. A metodologia incluiu uma exposição dialogada, com suporte de vídeo, e colagem, visando uma reflexão inicial dos alunos. Para Kimura (2011) o trabalho do professor de Geografia é muito complexo, em especial nas categorias eminentemente geográficas, pois existe uma dificuldade de leitura do mundo, e devemos lembrar que os conceitos geográficos nada mais são que uma interpretação parcial da realidade. O mundo, afinal, constitui-se de uma produção humana, e o ensinar-aprender reflete a identidade social que é construída no ambiente escolar. Nesse sentido, quando pensamos no caráter formador de cidadania da Geografia, em especial quando tratamos da temática do meio ambiente, é preciso que os alunos estejam conscientes dos problemas que o país enfrenta para poderem contribuir de maneira mais afetiva para a sua solução.  

Palavras-chave: Educação Ambiental; sustentabilidade; Geografia.

 


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