AS REPRESENTAÇÕES IMAGÉTICAS DA MULHER NEGRA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

Ana Claudia Ramos Sacramento, Indiara Soares Silva

Resumo


A questão de gênero é vista a partir de um olhar sobre as desigualdades existentes entre homens e mulheres condicionadas a uma relação abusiva de poder. Pensar gênero tendo a mulher-negra como lócus, é voltar à atenção para a vulnerabilidade delas diante de práticas racistas impregnadas estruturalmente na sociedade, que as colocam em uma realidade desumana, dificultando sua emancipação. A lei 10.693/2003, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira precisa ser a cada dia debatida nas escolas. Um dos instrumentos pedagógicos de ensino é o livro didático, uma vez que traz conceitos e conteúdos, sendo o material mais difundido na escola. Este recurso apresenta diferentes formas de conhecimento, o qual pode estabelecer subliminarmente, discriminações, preconceitos, e até mesmo invisibilidades. Nesse sentido, o texto tem como objetivo debater as representações das imagens da mulher em um livro didático de Geografia do ensino médio. Por meio da metodologia qualitativa, o instrumento é a análise de duas imagens nas quais aparecem mulheres negras. Um dos resultados analisados demonstra que ainda é perceptível a colocação das mulheres negras em situação de subalternização, desvalorizando-as e invisibilizando-as, sem ao menos considerar as suas ações benéficas, suas lutas e resistências.

Palavras-chave: Representação. Mulher Negra. Ensino de Geografia. Livro Didático.


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