FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: UM OLHAR PARA O ENSINO DE GEOTECNOLOGIAS

Luciano Mascarenhas da Silva Sousa, Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque

Resumo


O uso das geotecnologias torna-se, de fato, um instrumento importante na abordagem geográfica, em que fornece uma nova perspectiva de aprendizagem tanto para educadores quanto para educandos. Não obstante, para usá-las e apropriá-las como fonte de ensino-aprendizagem é preciso preparo, conhecimento e habilidade do seu uso. Neste enfoque e com base nas considerações expostas, o objetivo deste trabalho é abordar o uso das geotecnologias aplicadas ao ensino de geografia, com ênfase ao Sistema de Informação Geográfica (SIG), Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto (SR) e Sistema de Posicionamento Global (GPS). Atrelado à temática em epígrafe, acrescenta discorrer sobre: (I) o ensino de geografia e suas perspectivas quanto ao uso de ferramentas tecnológicas; (II) a formação docente de geografia e o uso das geotecnologias como recurso didático e, (III) apresentar as geotecnologias que auxiliam o ensino na Geografia. Em síntese, corrobora-se a necessidade de uma adequada formação dos docentes quanto ao tema geotecnologias, tendo em vista ainda o distanciamento entre teoria e prática na formação em Geografia.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Geotecnologias. Formação docente.


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