EXPERIÊNCIAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O USO DE MAPAS TÁTEIS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA INCLUSIVA

Thais Costa Medeiros, Sara Raquel Cardoso Teixeira de Sousa

Resumo


A inclusão de alunos com deficiência no contexto escolar é garantida pela legislação brasileira, esta por sua vez, orienta os profissionais a adequarem suas metodologias para que os sujeitos que apresentam deficiências sejam inseridos no contexto da escola. O artigo tem como objetivo apresentar o resultado de oficinas realizadas com graduandos de Geografia e Pedagogia voltadas ao uso de mapas táteis para a inclusão de alunos com deficiência visual. Os procedimentos metodológicos abordados na pesquisa basearam-se em revisão bibliográfica acerca do ensino de geografia para alunos com Deficiência Visual e elaboração de recursos cartográficos táteis. Durante as duas oficinas os participantes tiveram contato com os mapas táteis já confeccionados, como também, realizaram a produção de novos mapas. Posteriormente aplicaram os mapas táteis com os participantes e com um sujeito deficiente visual que também participara da oficina, onde percebe e aprende os elementos presentes no mapa. As atividades possibilitaram aos graduandos o contato com novas metodologias de ensino.  Portanto, o uso de recursos adaptados possibilita a inclusão de todos os alunos em sala de aula, com e sem deficiência. Os graduandos terão subsídios de como abordar o ensino da geografia caso, em seu percurso profissional em sala de aula apresente-se entre os sujeitos (alunos), deficientes visuais.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Ensino de Geografia. Mapa Táteis.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Luciana C. de; NOGUEIRA, Ruth Emilia. O aporte da Cartografia Tátil no ensino de conceitos cartográficos para alunos com deficiência visual. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, v. 4, n. 63, p. 757-772, jul./ago. 2014.

ALMEIDA, Luciana C. de; NOGUEIRA, Ruth Emilia. Iniciação cartográfica de adultos invisuais. In: NOGUEIRA, Ruth E. (org.). Motivações hodiernas para ensinar Geografia. Florianópolis: Nova Letra, 2009, p. 107-129. Acesso em: 20 mar. 2020.

ALMEIDA, Rosangela Doin de. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

BITTENCOURT, Aline Alves. A linguagem cartográfica e a mediação da aprendizagem pelo processo de desenvolvimento de materiais didáticos táteis: Experiências com professores em formação continuas. 2011. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física, São Paulo, 2011.

CARMO, Waldirene Ribeiro do. Cartografia tátil escolar: experiências com as construções de materiais didáticos e com a formação continuada de professores. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2009.

CARMO, Waldirene Ribeiro do. Formação de professores em Cartografia Tátil: questões teóricas e experiências práticas. In: FREITAS, Maria Isabel C. de; VENTORINI, Silvia Elena. Cartografia tátil: orientação e mobilidade às pessoas com deficiência visual. Jundiaí: Paco Editorial, 2011, p. 251-277.

CHAVES, Ana Paula Nunes; NOGUEIRA, Ruth Emília. Os desafios do professor frente o ensino de geografia e a inclusão de estudantes cegos, Bol. Geogr., Maringá, v. 29, n. 1, p. 5-16, 2011.

CUSTÓDIO, Gabriela Alexandre; CHAVES, Ana Paula Nunes. Mapas e maquetes táteis como recursos para o enfrentamento às barreiras educacionais. In: COLÓQUIO DE CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS E ESCOLARES, 7, 2011. Vitória. Anais [...]. Vitória, 2011, p. 577-597. Disponível em:

CUSTÓDIO, Gabriela Alexandre. O processo de elaboração de conceitos geográficos em alunos com deficiência visual. 2013.Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis-SC, 2013.

LOCH, Ruth E. N. Cartografia Tátil: mapas para deficientes visuais. Portal da Cartografia, Londrina, v. 1, n. 1, maio/ago., p. 35-58, 2008. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia. Acesso em: 10 mar. 2020.

NOGUEIRA, Ruth Emilia. Padronização de mapas táteis: um projeto colaborativo para a inclusão escolar e social. Ponto de Vista, Florianópolis, n. 9, p. 87-111, 2007.

SENA, Carla Cristina Reinaldo de; CARMO, Waldirene Ribeiro do. Ensino de Geografia e a inclusão de pessoas com deficiência visual. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DEFICIÊNCIA, 1., São Paulo, Anais [...]. jun. 2013, p. 1-8. Disponível em: www.ufsj.edu.br/cogeo/revista_territorium.php. Acesso em: 15 mar. 2020.

TORRES, Josiane Pereira; SANTOS, Vivian. Conhecendo a deficiência visual em seus aspectos legais, históricos e educacionais. Educação, Batatais, v. 5, n. 2, p. 33-52, 2015.

VASCONCELLOS, Regina Araújo Almeida. A cartografia tátil e o deficiente visual: uma avaliação das etapas de produção e uso do mapa. 1993. Tese (Doutorado) – Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH da Universidade de São Paulo, São Paulo, nov. 1993.

VENTORINI, Silvia Elena; SILVA, Patrícia Assis da; ROCHA, Gisa Fernanda Siega. Cartografia tátil e a elaboração de material didático para alunos cegos. Geographia Meridionalis v. 1, n. 2, jul./dez. 2015 p. 268–290.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Thais Costa Medeiros



ISSN: 1677-8049 (Impresso)

ISSN: 2763-9819 (Online)

 Revista Científica o Direito Pensa