GESTÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO ACERCA DAS PRÁTICAS UTILIZADAS POR GESTORES DE CAMPUS FORA DE SEDE
Resumo
O trabalho tem como objetivo principal verificar as práticas gerenciais utilizadas por gestores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa. No primeiro momento é feito um levantamento sobre a origem das universidades, e sua concretização no Brasil, em um momento seguinte pesquisou-se sobre a Administração Pública e as práticas gerencias que devem ser desenvolvidas pelos gestores. A investigação que fundamenta esse estudo foi realizada através do Questionário aplicado aos gestores da instituição estudada, os quais foram extraídos e analisados seus resultados, de modo quantitativo e qualitativo, e em levantamento bibliográfico, realizado com o intuito de levantar dados a respeito do tema. Como resultados da pesquisa, observou-se que os gestores dessa instituição possuem os conhecimentos necessários sobre as funções de planejamento, organização, direção e controle, como também, executam boas práticas de gestão em seu departamento, e para com seus subordinados, mesmo não tendo formação plena em Administração. Foi possível constatar que na instituição existem falhas nos processos, e poucos insumos disponíveis que se fazem necessários para auxiliar os gestores na execução de suas atividades. Um possível responsável por essas falhas, talvez venha a ser, o aparato estatal que rege esta instituição, o qual poderia disponibilizar os meios e recursos necessários para o efetivo cumprimento das atividades desses gestores, em todos os departamentos da instituição.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AFETIAN, Mara Christine Burr. Conceito e estilos de liderança. Agosto, 2012. Disponível em:http://moodle.fgv.br/Uploads/LIDEQUEAD_T0002_0812/9AA_lideranca_equipes_uci_matriz_atividade_individual_tar1-Mara_Afetian.pdf . Acesso em junho de 2014.
BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das Políticas Públicas. Educ. Soc., vol. 26, n. 92, p. 725–751, Campinas, Especial, out. 2005. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 29 de maio de 2014.
BOLZAN, Cristina Izabel M. Excelência em gestão universitária: um estudo de caso em uma instituição Federal de ensino superior. Santa Maria, 2006. Disponível em: http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/tde_arquivos/12/TDE-2007-02-09T124026Z362/Publico /cristinabolzan.pdf. Acesso em março de 2014.
BRANCO, A. C.; SALOMÃO. F. M. Trabalho de atividade e atos administrativos. Fundação Getúlio Vargas, Escola de Direito: Direito Rio. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://academico.direitorio.fgv.br/ccmw/images/4/4b/Trabalho_Adm_P2.doc. Acesso em maio 2014.
BRASIL. Constituição Federal do Brasil. Brasília: Senado, 1988.
CAMACHO, Thimoteo. A universidade pública no Brasil. Facultad de Ciencias Sociales – Universidad de Chile. Revista de Sociologia. P. 100 – 133. Nº 19 – 2005. Disponível em: http://www.facso.uchile.cl/publicaciones/sociologia/articulos/19/1906-Camacho.pdf. Acesso em fevereiro de 2014.
CARAVANTES, Geraldo R.; PANNO, Cláudia C.; KLOECKNER, Mônica C. Administração: teorias e processos. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
CARIA, Telmo Humberto L. Perspectiva sociológica sobre o conceito de educação e a diversidade das pedagogias. Sociologia: Problemas e Praticas, n. 12, p. 171 – 184, 1992. Disponível em: http://sociologiapp.iscte.pt/pdfs/28/293.pdf. Acesso em fevereiro de 2014.
CASTRO, Rodrigo Batista de. Eficácia, Eficiência e Efetividade na Administração Pública. EnANPAD, 30º encontro da ANPAD, Salvador, 2006. Disponível em: http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-apsa-1840.pdf. Acesso em abril de 2014.
CHAUI, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, set./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a02.pdf. Acesso em dezembro de 2013.
COSTA, E. B. O.; RAUBER, P. História da educação: surgimento e tendências atuais da Universidade no Brasil. Revista Jurídica UNIGRAN. V. 11, n. 21, Dourados, MS. Jan./jun. 2009. Disponível em: http://www.unigran.br/revista_juridica/ed_anteriores/21/artigos/artigo15.pdf. Acesso em janeiro de 2014.
CUNHA, Luiz Antônio. Desenvolvimento desigual e combinado no ensino superior – Estado e Mercado. Educ. Soc., vol. 25, n. 88, p. 795–817, Campinas, Especial – out. 2004. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em maio de 2014.
CURY, Antonio. Organizações e métodos: uma visão holística. 8. ed. Ver. eampl. 4. Reimp. São Paulo: Atlas, 2009.
FERNANDES JÚNIOR, Manoel Nóbrega. Administração como ciência x empirismo na gestão: uma analise da aplicação das funções do administrador em mpe´s/Manoel Nóbrega Fernandes Júnior. Sousa, 2013.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. – 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HAAS, Célia Maria. Projetos pedagógicos nas instituições de educação superior: aspectos legais na gestão acadêmica. RBPAE – v.26, n.1, p. 51–71, jan./abr. 2010. Disponível em: file:///C:/Users/JO%C3%83O%20PAULO/Downloads/19688-71421-1-PB%20(2).pdf . Acesso em março de 2014.
KANAANE, Roberto; FILHO, A. F.; FERREIRA, M. G., (organizadores). Gestão pública: planejamento, processos, sistemas de informação e pessoas. São Paulo: Atlas, 2010.
OLIVEIRA, Djalma de Pinto Rebouças de. Teoria geral da administração: uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2008.
OLIVEIRA, Terezinha. Origem e memória das universidades medievais: a preservação de uma instituição educacional. Varia Historia, v. 23, n. 27, p. 113–129, Belo Horizonte, jan./jun. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/vh/v23n37/v23n37a07. Acesso em junho de 2014.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas / Roberto Jarry Richardson; colaboradores José Augusto de Souza Peres ... (et al.). 3. ed. 9. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.
RUA, Maria das Graças. Políticas públicas. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES : UAB, 2009.
SALDANHA, Clezio: Introdução à gestão pública. São Paulo: Saraiva, 2006.
SANTOS, Izequias Estevam dos. Manual de métodos e técnicas de pesquisa cientifica / Izequias Estevam dos Santos. 9. ed. ver., atual. E ampl. Niteroi, RJ: Impetus, 2012.
SASS, Odair. Sobre os conceitos de censo e amostragem em educação, no Brasil. Estatística e sociedade, n. 2, p. 128–141, Porto Alegre, Nov. 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/estatisticaesociedade/article/view/34902. Acesso em junho de 2014.
SILVA, Franklin Leopoldo e. Reflexões sobre o conceito e a função da universidade pública. Estudos Avançados, n. 15, p. 295–304, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142001000200015&script=sci_arttext. Acesso em janeiro de 2014.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração / Sylvia Constant Vergara. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2018.v5ed25877
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Comentários sobre o artigo
por Buhar Keyf (2019-11-08)
por Mauro Sérgio Mauro Vieira Vargas (2020-10-04)
por Mauro Sérgio Mauro Vieira Vargas (2020-10-04)
por joe philip (2021-03-01)
por ThyroidFactor007 reviews (2021-03-05)
por mangreens reviews (2021-03-24)
por savage pills (2021-04-03)
por Awesome Tips About Overall Health From Unlikely Sources (2021-04-08)
por Quietum Plus (2021-05-17)
por Kang Picing (2024-11-17)