CRITÉRIOS RELEVANTES NA ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: Um Estudo com Discentes do Curso de Ciências Contábeis da Região Metropolitana do Recife
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALÉSSIO, S. C.; DOMINGUES, M. J. C. S.; SCARPIN, J. E. Fatores determinantes na escolha por uma instituição de ensino superior do Sul do Brasil. Anais do VII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende – RJ, 31 de outubro e 01 de novembro de 2010.
BAERT; P. Algumas limitações das explicações da escolha racional na ciência política e sociologia. Revista brasileira de ciências sociais, São Paulo, v.12, n. 35, fevereiro de 1997.
BARBETTA, P.A. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 5 ed. Florianópolis: UFSC, 2002.
Bergamo; F.V.M.; Ponchio; M.C.; Zambaldi; F.; Giuliani; A.C.; Spers; E.E. De Prospect a Aluno: Fatores Influenciadores da Escolha de uma Instituição de Ensino Superior. Anais do III Encontro de Marketing da ANPAD, Curitiba, 14 a 16 de maio de 2008.
BRASIL. Censo da educação superior 2013: resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2014.
BRASIL. Lei 10.861 de 14 de abril de 2004 - Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: Acesso em junho de 2016.
BRASIL. Lei 5.773 de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino. Disponível em: Acesso em junho de 2016.
BUSKENS; V. Rational Choice Theory in Sociology. . International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences, 2 ed. Pages 901–906, 2015.
CAPELATO, R. (Organizador) (2015). Mapa do ensino superior no Brasil. São Paulo: Sindicato das mantenedoras de ensino superior.
CARROL; L (1980). Aventuras de Alice. Tradução e organização de Sebastião Uchoa Leite. 3 ed. São Paulo: Summus.
CHAPMAN; D.W (1981). A Model of Student College Choice, The Journal of Higher Education, Vol. 52, No. 5, pp. 490 – 505; set-oct.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Lei n. 12.249 de 11 de junho de 2010- altera os Decretos-Leis nos 9.295, de 27 de maio de 1946, 1.040, de 21 de outubro de 1969. Disponível em: Acesso em: 07/01/2015.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução 1.373 de 8 de dezembro de 2011 - Regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção ou restabelecimento de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Disponível em: Acesso em: 07/01/2015.
FEREJOHN; J. PASQUINO; P.. A teoria da escolha racional na ciência política: conceitos de racionalidade em teoria política. Revista brasileira de ciências sociais, v.16, n. 45, fevereiro, 2011.
FIELD, A . Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GALVÃO; N.M.S. Percepção dos Contadores sobre o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Revista Catarinense de Ciência Contábil, Florianópolis, v.15, n.16, maio-agosto, 2016.
JORDANI; P.S.; BARICHELO; R.; ARTMANN; C.R.; ECKER; J.S. Fatores Determinantes Na Escolha profissional: um estudo com alunos concluintes do ensino médio da região Oeste de Santa Catarina. Revista ADMpg Gestão Estratégica, Ponta Grossa, v.7, n.2, p. 25-32, 2014.
Kline; P. The handbook of psychological testing.2nd ed. Routledge, 1999.
Leite, C.E.B.; Guimarães, G. Qualidade nos Cursos de Ciências Contábeis. Contabilidade Vista e Revista. Belo Horizonte, v. 15, n.1, p.35-51, 2004.
MAINARDES, E. W.; DOMINGUES, M.J. C.S. Atração de alunos para a graduação em administração em Joinville – SC: estudo multicaso sobre os fatores relacionados ao mercado de trabalho. FACEF Pesquisa, v. 13, n. 1, p. 32-47, 2010.
Maringe; F. University and course choice. International Journal of Educational Management, Vol. 20 Iss 6 pp. 466 – 479, 2006.
MEDEIROS; P.M., GALVÃO; N.M.S.; ARAÚJO; J.G.N.; LAGIOIA; U.C.T.; FERREIRA; A.P.S. Percepção dos discentes de ciências contábeis quanto ao comportamento no ambiente de trabalho: um estudo baseado na teoria X e Y. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, Salvador, v. 6, n. 1, p. 152-172, jan./abr, 2016
MEIRELES; F. Teoria da escolha racional: limites e alcances explicativos. Revista eletrônica de ciências sociais, João Pessoa, n. 22, p. 52-61, dezembro, 2012.
MIRANDA, C. M. S; DOMINGUES, M. J.C.S. Razões para escolha de uma IES: uma abordagem sobre o perfil socioeconômico de alunos interessados em cursar administração. Anais do XVII ENANGRAD – Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, São Luiz, Maranhão, agosto de 2006
MORAES, T. P. B. Os sete pilares da natureza humana. Uma crítica à teoria da escolha racional por meio da análise dos grandes desafios evolutivos. Sol Nascente, v. 5, p. 44-66, 2014.
MORENO; M.M.; SANTOS; F.V.; SANTOS, C.B. O fortalecimento da mulher na área contábil – crescimento e valorização profissional. Estudos, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 201-210, abr./jun, 2015.
MOTA; E.R.C.F..; SOUZA; M.A. A evolução da mulher na contabilidade: os desafios da profissão. Anais do Congresso Virtual brasileiro – Administração (COVIBRA), 2013. Disponível em: Acesso em junho de 2016.
OLIVEIRA; J.G.; NASCIMENTO NETO; A.G.; DANTAS, J.M. Avaliação do ensino no curso de ciências contábeis: o olhar dos discentes da Universidade Federal da Paraíba. Anais do XI Encontro de iniciação a docência. João Pessoa: Ed. Universitária, 2008.
RAMOS, S.C.; SANDER, J. A.; PRADO, P. H. M. Processo decisório para escolha de uma instituição de ensino superior: dimensões da decisão e fatores relevantes. Anais do Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, 7 a 11 de setembro de 2013.
SCHEEFER, F. Teoria da escolha racional: a evidenciação do homo economicus? Em Tese, Florianópolis, v.10, n.1, janeiro a junho, 2013.
SOUTAR; G.N.; TURNER; J.P. Students’ preferences for university: a conjoint analysis. International Journal of Educational Management, Vol. 16 Iss 1 pp. 40 – 45, 2002.
VELOUTSOU; C.; LEWIS; J.W.; PATON, R.A. University selection: information requirements and importance. International Journal of Educational Management, Vol. 18 Iss 3 pp. 160 – 171, 2004.
YAMAMOTO; G.T. University evaluation-selection: a Turkish case. International Journal of Educational Management, Vol. 20 Iss 7 pp. 559 – 569, 2006.
ZEY; M.A. Rational Choice and Organization Theory. International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences. 2 ed. P. 892-895, 2015.
DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2017.v4ed25732
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Comentários sobre o artigo
por Louise Silva Amorim (2018-06-08)
por AnaLauraCórdoba Varela (2018-06-25)
por BeatrizdosReis Bonfim (2018-07-03)
por VitoriaD’Ávila Neves (2018-07-18)
por MarianeFigueiroa Apolinário (2018-08-15)
por rifki abdul rojok Hj onta Bocor (2018-08-15)
por JoanaGentil Cavalcante (2018-11-21)
por Mr Thien Long (2019-11-22)
por Mr Thien Long (2019-11-22)
por Mr Thien Long (2019-11-22)
por gilangpamily gilangpamily (2024-11-23)