A Utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas em Cursos de Graduação de Ciências Contábeis

Marcia Athayde Moreira, Natalia Garcia de Oliveira

Resumo


O principal objetivo deste artigo consistiu em avaliar em docentes dos cursos de Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior - IES do estado de Minas Gerais, o nível de aderência das práticas de ensino de disciplinas da contabilidade ao Problem-Based Learning – PBL. O PBL vai além das didáticas convencionais de ensino, trata-se de uma metodologia pautada em problemas da vida real, que estimula o pensar crítico, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. Para atender ao objetivo proposto, foi construído um questionário baseando na estrutura apresentada pela Samford University (2000) contendo 29 assertivas. O questionário foi encaminhado para 46 instituições de ensino do estado de Minas Gerais, listadas conforme o ranking do ENAD 2012 e retornou 36 questionários válidos. Como resultado final, alcançou-se uma média de 7,02 pontos, o que é considerado Nível Médio de aderência das práticas de ensino ao PBL. Com o que os resultados parecem de certa forma satisfatórios. Concluiu-se que o ensino da contabilidade já possui algumas características do PBL, necessitando se consolidar e sistematizar nas IES pesquisadas, sendo que as principais deficiências são visualizadas na forma como os conteúdos são transmitidos, onde se percebe que os docentes ainda elaboram e ministram suas aulas com base em modelos tradicionais de ensino, priorizando a estrutura de palestras, e muitas vezes não permitindo que os alunos participem ativamente do processo avaliativo.


Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Problemas; Ensino e Contabilidade

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2017.v4ed25294

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