ATUAÇÃO DE INFLUENCIADORES DIGITAIS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E NO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA
Resumo
Com a democratização da internet cada vez mais pessoas utilizam diariamente as redes sociais como ferramenta de informação, entretenimento e para o consumo. Nessas redes sociais existem atores populares, celebridades com milhares de seguidores e um elevado índice de engajamento, os denominados influenciadores digitais. Ao observar esse fenômeno, empresas e marcas passaram a utilizar essas personalidades públicas como estratégia de marketing e seus perfis nas redes como canal de divulgação e promoção de produtos e serviços. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo verificar a atuação dos influenciadores digitais no comportamento do consumidor e no processo decisório de compra. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, onde foram entrevistados 100 indivíduos selecionados por conveniência em um centro comercial localizado no município de Mossoró-RN no período de janeiro a março de 2020, através de um roteiro semiestruturado, que versava sobre a opinião dos consumidores sobre o papel das redes sociais. Como instrumento de análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (1977), onde as respostas são transcritas e divididas em categorias emergentes. Dentre os principais resultados, constatou-se que os influenciadores podem interferir no comportamento do consumidor de quatro formas principais: Ao apresentar atributos de produtos ou serviços, ao promover a praticidade, através da credibilidade passada aos seguidores das redes sociais e através da construção ou estreitamento do relacionamento cliente/marca.
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DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2023.v8ed113667
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