O “PIL: FERROVIAS”: intenções, normas e contradições de um passado recente

Roberto Mauro da Silva Fernandes, Adauto de Oliveira Souza

Resumo


O Programa de Investimento em Logística (PIL) para o setor ferroviário foi lançado durante a primeira gestão (2011-2014) da Presidenta Dilma Rousseff. O “PIL: ferrovias” tinha como objetivo ampliar a infraestrutura e a logística referente à movimentação de cargas no Brasil pelo sistema ferroviário. Desta maneira, o objetivo deste artigo é descrever as estratégias, as diretrizes e objetivos do “PIL: ferrovias”, bem como, demonstrar quais foram os resultados obtidos. Para tal, fizemos uso de levantamento bibliográfico em teses, dissertações, livros, capítulos de livros e artigos nas áreas da geografia, economia política, sociologia e história. Ademais, realizamos análise documental, em especial naqueles oriundos dos aparelhos estatais de planejamento, bem como, realizamos trabalho de campo que, entre outros processos, consistiu em entrevistar os responsáveis pelo processo de planejamento e execução do “PIL: ferrovias” e recorremos as informações veiculadas a imprensa por meio da rede mundial de computadores. Em relação aos resultados, constatamos que o programa em questão foi amplamente afetado, entre 2013 e 2016, pelas relações de forças concernente ao bloco no poder. Em consequência dos processos desencadeados os objetivos não foram cumpridos e o “PIL: ferrovias” foi extinto com o golpe de Estado que destituiu a presidenta Dilma.

Palavras-chave


Programa de Investimento em Logística, Parceria Público-Privada, “PIL: ferrovias”, Acesso aberto

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DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i2.9934

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Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

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