EFEITOS DO NÍVEL DE INUNDAÇÃO SOBRE COMUNIDADES ARBÓREAS EM ILHAS DO RIO PARAGUAI NO PANTANAL, BRASIL
Resumo
São múltiplos os fatores que estão atuando conjuntamente nas ilhas do Pantanal contribuindo para a manutenção do seu estado atual. Partindo da hipótese que havia diferenças ambientais entre os locais nas ilhas, este estudo teve o objetivo de determinar se existem variações do nível de inundação entre 6 ilhas e entre centro e borda das ilhas que possam explicar as diferenças na vegetação e determinar a relação entre densidade, riqueza e composição florística do centro e borda das ilhas e a diferença de nível. A amostragem foi de 22 parcelas por ilha de 10m por 20m estabelecidas no centro e borda das ilhas, foram medidas as diferenças topográficas em relação ao rio. Neste estudo, a cota de inundação foi diferente entre locais centro e borda das ilhas de vegetação. O centro das ilhas está sujeito a um período de maior inundação, entretanto, verificou se que as bordas das ilhas arbóreas estudadas também passam por um período de inundação prolongado. A altura da cota d’água das 3 ilhas próximas ao perímetro urbano de Cáceres é maior e possuem maior número de indivíduos arbóreos, similaridade florística e maior riqueza em relação as ilhas a jusante próximas de Descalvados que estão submetidas a períodos maiores de alagamento.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i1.9502
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2