O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA E A AVALIAÇÃO POR PORTFÓLIO

Andrea Lourdes Monteiro Scabello

Resumo


 

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o ensino da geomorfologia na Educação Superior, mas especificamente, no curso de Bacharelado em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí- UFPI e apresentar relatos de experiência com relação ao processo de avaliação da aprendizagem por meio de portfólio. No Projeto Político Pedagógico do curso, aprovado em 2011, a geomorfologia constitui-se numa disciplina obrigatória, com carga horária de 60 horas (equivalente a 4 créditos) ofertada no 4 semestre do curso. A ementa versa sobre: o objeto e campo da geomorfologia; a relação da geomorfologia com as geociências; a ciência geomorfológica; as formas de relevo; os fatores exógenos do relevo terrestre, a cartografia geomorfológica e a gestão e os impactos. Estas temáticas foram abordadas através de aulas expositivas dialogadas e aulas de campo. Nas aulas os estudantes participaram de experiências pedagógicas distintas permitindo que se propusesse como um dos instrumentos de avaliação o portfólio que se constituiu num excelente instrumento de avaliação permitindo a elaboração de pensamento crítico e reflexivo.


Palavras-chave


Geomorfologia. Arqueologia. Aulas de Campo. Portfólio de Avaliação.

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DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i1.8572

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Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

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