GEODIVERSIDADE E GEOPATRIMÔNIO EM UMA LEITURA GEOGRÁFICA

Vanda Claudino-Sales

Resumo


O artigo afirma que a geodiversidade é o complemento abiótico da biodiversidade, sendo considerados os elementos associados com o ambiente abiótico, por exemplo, diversidade geológica (ou geologodiversidade), geomorfodiversidade, pedodiversidade, hidrodiversidade e climodiversidade. O geopatrimônio é considerado como o patrimônio geológico de um sítio, mas é aqui apresentado como o conjunto do patrimônio abiótico de um dado lugar, e está relacionado ao geolopatrimônio, geomorfopatrimônio, pedopatrimônio, hidropatrimônio e climatopatrimônio. A geodiversidade e o geopatrimônio estão fortemente ligados à geologia na origem. No entanto, é também um novo paradigma para a geografia, que vai além de geossistema e paisagem, pois a geografia física classicamente trabalha com ambientes abióticos e bióticos, e não apenas com ambientes abióticos

Palavras-chave


Geolodiversidade. Geomorfodiversidade. Pedodiversidade. Hidrodiversidade. climatodiversidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v13i1.14421

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2