CIDADE E IDENTIDADE: UMA ANÁLISE DO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DE TERESINA

Sofia Laurentino, Samuel Nogueira

Resumo


O presente trabalho tem como finalidade a realização de uma análise crítica do Projeto de Revitalização do Centro de Teresina, tomando por base seus aspectos históricos, sociais, culturais e econômicos. Adquire importância dentro do debate sobre a dinâmica urbana, as políticas públicas e ação dos governos municipais nas grandes cidades brasileiras, a partir de 1990. Para tal, foi feito um levantamento bibliográfico, tomando como temas centrais a Política de Desenvolvimento Urbano no Brasil e em Teresina, assim como o Planejamento Urbano, os Processos de Gestão Pública, além de um estudo acerca da evolução das cidades e sua transformação com o capitalismo globalizado, bem como um histórico da cidade de Teresina. Dessa forma, a Revitalização do Centro de Teresina será abordada além de sua dimensão de desenvolvimento econômico, mas principalmente enquanto local da constituição da cultura da cidade, da identidade, lugar de memória e de pertencimento ao longo do tempo.


Palavras-chave


Projeto Socio-Cultural; Política Urbana; Identidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v2i2.1442

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2