EROSÃO ACELERADA NA BACIA DO CÓRREGO CESÁRIOS EM ANÁPOLIS (GO): ESPACIALIZAÇÃO E EVOLUÇÃO NO PERÍODO DE 2002 A 2012

Kesia Rodrigues dos Santos, Marilon Silva Santos, Éder Ribeiro Santos

Resumo


O tema da pesquisa é erosões urbanas, tendo como área de aplicação da metodologia a bacia do córrego Cesários. Os objetivos do trabalho tiveram dois focos principais, um que busca as causas dos processos erosivos e seus fatores constitutivos e o outro que se preocupa com as consequências para a população. Como principais resultados tem-se que as erosões ocorrem por uma combinação de fatores naturais e antrópicos, considerando-se ainda que as causas naturais forma potencializadas pela ocupação da bacia. As principais consequências relacionam-se a perdas de solo e a prejuízos econômicos. Conclui-se que há para bacia do córrego Cesários uma tendência de ocorrência de processos erosivos na baixa vertente, o que provoca assoreamento da drenagem e consequentemente contribui, inclusive, para as inundações.

Palavras-chave


erosões; geomorfologia; uso do solo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v2i2.1425

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2