DESAFIOS AMBIENTAIS NA BACIA DO RIO PASSA-TRÊS: Impactos das mudanças no uso da terra nos recursos hídricos

Wellington Ribeiro Martins, Adriana Aparecida Silva, Joana D'arc Bardella Castro

Resumo


O trabalho teve como objetivo analisar os impactos das mudanças no uso da terra na área da bacia hidrográfica do rio Passa-Três, em Uruaçu, Goiás, sobre os recursos hídricos, mediante a avaliação da ocupação e uso da terra entre os anos de 1985 a 2021. Para isso, utilizou-se o mapeamento desenvolvido pelo Projeto MapBiomas para a geração dos mapas de uso e cobertura da terra nos anos 1985, 2003 e 2021, assim como os mapas de declividade e tipos de solo, a fim de estabelecer relações entre o uso da terra e as características físicas do terreno. Todos os mapas foram gerados por meio do software livre QGIS 3.22. A dinâmica do uso e cobertura da terra apresentou uma tendência inversamente proporcional, com redução da área de cobertura vegetal e aumento do uso da terra pelas atividades agropecuárias. Tais fatores, aliados às características físicas da área, como solos frágeis e altas declividades, sugerem potencial para o surgimento de processos erosivos e assoreamento que impactam o rio Passa-Três. Dessa forma, conclui-se que o uso da terra é incompatível com a capacidade natural da bacia, ocasionando alterações no regime de regularização da bacia hidrográfica do rio Passa-Três, sendo necessária a implementação de práticas de manejo do solo e ações conjuntas com a sociedade para preservar os recursos hídricos na bacia.

Palavras-chave


Cerrado. Recursos hídricos. Preservação ambiental. Processos erosivos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i2.14231

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2