ANÁLISE DAS MUDANÇAS DA LINHA DE PREAMAR MÁXIMA EM UM TRECHO DA PRAIA DO CUMBUCO (CAUCAIA-CE) COM APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DIGITAL SHORELINE ANALYSIS SYSTEM (DSAS)

Valdir Braga Abreu, Davis Pereira de Paula, Jáder Onofre de Morais

Resumo


A linha de costa consiste no limite entre a porção emersa e a porção submersa, e esta é extremamente dinâmica e sensível no espaço e no tempo as forçantes naturais e antrópicas. Os processos naturais estão atrelados ao aumento acelerado do nível do mar, mudança geotectônica, calamidades naturais, inundação costeira, eventos tempestuosos, erosão-acreção, além da atuação de condicionantes oceanográficas (maré, corrente oceânica e ondas) e dos ventos, enquanto a atividade humana é induzida pela urbanização, exploração de recursos naturais e atividades turísticas. Desta forma, a crescente demanda pelo uso dos recursos litorâneos e o adensamento populacional no litoral causa impactos significativos na localização da linha de costa, acarretando em desequilíbrios concernentes ao balanço de sedimentos e ao patrimônio edificado. Este artigo visa o monitoramento da linha de costa a curto prazo em escala espacial curta, utilizando a linha de preamar máxima ou alcance máximo das marés, um indicador visivelmente discernível ao longo da faixa de praia. Portanto, foi analisado um trecho costeiro arenoso situado na Praia de Cumbuco, no município de Caucaia, estado do Ceará, Nordeste do Brasil. O comportamento deste indicador foi analisado ao longo de um período anual (fevereiro/2022 a janeiro/2023), com subsídio de um GNSS-RTK permitindo o caminhamento sobre o espraiamento máximo visível na faixa de praia. As taxas foram calculadas no Digital Shoreline Analysis System (DSAS) v5.0 – extensão ESRI, ArcGis, utilizando os parâmetros Linear Regration Rate (LRR) e Net Shoreline Moviment (NSM). Os resultados apontaram uma tendência erosiva no trecho estudado de 54,48% e 51,38% e recuo médio de -2,98m e -2,16m com base nas taxas LRR e NSM, respectivamente. Os dados obtidos por meio do software corroboram com a variação na escala de metros observadas durante o estudo, auxiliando no diagnóstico de áreas com recuo da linha de costa e da dinâmica local.

Palavras-chave


Linha de Costa. Linha de Preamar Máxima. DSAS. Monitoramento costeiro

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i2.14192

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2