ALTERAÇÕES NO CANAL DOS FONTES, CÁCERES/MT: AVALIAÇÃO AMBIENTAL

Vanilda Soares, Celia Alves Souza, Leila Nalis Paiva da Silva Andrade

Resumo


A área de estudo trata-se de uma bacia hidrográfica urbana totalmente alterada pelas atividades antrópicas para diversos fins. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o tipo de uso da terra, cobertura e as condições ambientais do Canal dos Fontes no município de Cáceres, Mato Grosso. Para geração do mapa, foi utilizado o software ArcGis. A atividade de campo foi realizado o perfil longitudinal, sendo selecionado 08 seções para aplicação dos protocolos (Protocolo de Avaliação Rápida e Tipologias de Canais Urbanos),  usou o Drone para sobrevoar a área para captura de imagens tirar fotografias aéreas. Quando ao uso e cobertura na bacia: 79,97% de pastagens, 19,09% de influência da área urbana e 0,94% de área preservada (Floresta Estacional Sempre-Verde Aluvial). A análise ambiental mostrou que o canal encontra-se alterados e impactados, vinculado a urbanização que avança ao longo das margens fluviais, além da utilização do canal para lançamento de dejetos e lixos domésticos. Com base nas informações, sugere implantação de planejamento para recuperação desse córrego urbano.


Palavras-chave


Influência antrópica. Urbanização. Protocolos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.14177

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2