ANÁLISE DOS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS DOS MUNICÍPIOS DE SINOP E TERRA NOVA DO NORTE, MATO GROSSO

Rosimeire Vilarinho da Silva, Célia Alves de Souza, Evaldo Ferreira

Resumo


O estudo aborda a análise dos indicadores socioeconômicos dos municípios de Sinop e Terra Nova do Norte, Mato Grosso. Os dois municípios são oriundos das políticas de ocupação do Governo Federal, implementadas na década de 1970. O objetivo do estudo foi analisar as transformações econômicas, sociais e demográficas ocorridas nestes municípios, por meio do levantamento dos indicadores socioeconômicos, como: PIB per capita, Dinâmica populacional, IDH, IDHM, Índice de Gini, Emprego e renda, Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária. Os procedimentos utilizados foram: pesquisa bibliográfica e documental, levantamento e análise dos indicadores socioeconômicos, que foram realizados por meio da coleta de informações nas Bases de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento), Seplag (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão), PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), Datasus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O estudo mostrou que o município de Sinop vem ao longo dos anos, obtendo um crescimento populacional significativo e destacando-se em diferentes setores econômicos, tais como: agricultura, serviço e comércio, tornando-se um polo na região no que se refere à oferta de produtos e serviços. O município de Terra Nova do Norte apresentou um decréscimo em sua dinâmica populacional na última década. Sua economia é voltada para a agropecuária, com destaque para a pecuária de leite, e tem fomentado a agroindústria (laticínios), através da agricultura familiar. Ambos tiveram um crescimento acentuado nas áreas econômicas e sociais, impulsionado pela estrutura socioeconômica local, onde buscou-se focar na capacidade do município em determinados setores, para alavancar a economia.

Palavras-chave


Transformações econômicas e sociais; Sinop; Terra Nova do Norte

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.14160

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2