DIDÁTICA DA GEOGRAFIA CRÍTICA NO BRASIL: SENTIDOS, ELEMENTOS E LINGUAGEM

Rosalvo Nobre Carneiro, Raimundo Lenilde de Araújo

Resumo


A didática da Geografia encontra-se em construção conceitual no Brasil e o seu sentido se aproxima da ação técnica. O movimento de renovação crítica da Geografia apenas tardiamente acompanhou os questionamentos e discussões no campo da didática geral iniciados em 1980. Diante disso, objetiva-se analisar os sentidos atribuídos à Didática na Geografia e identificar os elementos que a compõem em sua vertente crítica, marxista ou dialética. Além disso, propõe-se compreender o papel que a linguagem ocupa nela. Para tanto, fez-se uma revisão da literatura pertinente entre 1980 e 2020, em dissertações, teses, livros e artigos. Selecionou-se os materiais por relevância, mediante o descritor didática da geografia e sua presença nos títulos ou seções. Foi proposta uma periodização dos estudos sobre didática geográfica. Constatou-se não haver uma preocupação com temática no início do movimento de renovação crítica, mas nota-se um avanço e difusão no início do século XXI. A didática da Geografia incorpora uma dimensão política de compromisso com transformações sociais. Apesar disso, é tida como algo em geral compreensível, sem maiores preocupações conceituais. Além disso, a linguagem aparece em sua função de informação e representação. Logo, incorporar a sua função de intercompreensão mútua entre o professor e os alunos poderia mobilizar uma proposta de didática do agir comunicativo na e para a Geografia. 


Palavras-chave


Educação geográfica. Agir comunicativo. Entendimento mútuo. Jurgen Habermas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i2.14085

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2