Antropização da paisagem da Bacia Hidrográfica do Córrego Jacobina em Cáceres/MT, Brasil

Joliene da Silva Pereira, Sandra Mara Alves da Silva Neves, João Dos Santos Vila da Silva

Resumo


O estudo da paisagem auxilia na obtenção de dados e informações sobre os impactos gerados pela ação antrópica. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo investigar a antropização da cobertura vegetal na Bacia Hidrográfica do Córrego Jacobina, no município brasileiro de Cáceres/MT, visando a geração de subsídios que contribuam no monitoramento ambiental. Utilizou-se ferramentas geotecnológicas para a conversão dos arquivos matriciais em vetoriais, da coleção 6 do Projeto MapBiomas, do período de 1985 a 2020; quantificação das classes temáticas e geração dos layouts dos mapas. O Índice de Transformação Antrópica foi utilizado para a verificação do estado de conservação da paisagem. Constatou-se que ocorreram transformações nas classes de Formação Natural Não Florestal e Agropecuária. As maiores variações na cobertura vegetal foram devido a agricultura e a pecuária extensiva, influenciando no estado de conservação da paisagem, que era em 1985 Pouco degradado passando para Regular em 2020. Concluiu-se que o aumento da supressão da cobertura vegetal nos 35 anos investigados em decorrência da expansão da Agropecuária, com destaque para a pecuária bovina, foi responsável pela mudança do estado da paisagem, sendo necessário o monitoramento por parte dos segmentos envolvidos na gestão ambiental, visando a proposição de ações mitigadoras e a conservação dos componentes da paisagem da bacia hidrográfica.


Palavras-chave


Geotecnologias. Usos da terra. Índice de Transformação Antrópica. Monitoramento ambiental. Mato Grosso

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i2.14050

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2