ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES ESPAÇO-TEMPORAL RELATIVAS AO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NA SUB BACIA DO CÓRREGO MINEIRO EM JAURU, MATO GROSSO

Mara Helena Carneiro, Leila Nalis Paiva da Silva Andrade, Gustavo Roberto dos Santos Leandro

Resumo


A bacia hidrográfica do córrego Mineiro tem apresentado diversos problemas ambientais, devido à pressão antrópica derivada do processo de uso e ocupação desordenados. A partir dessa constatação, o presente estudo objetiva verificar a dinâmica do córrego e discutir as implicações do processo de uso e ocupação da terra nesse córrego, localizado no município de Jauru, Mato Grosso. Para isso, será realizada uma análise espaço-temporal no período que corresponde aos anos de 1973 a 2022 e, desse modo, ampliar as discussões sobre o planejamento territorial. Para sua execução, foi necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre a área de estudo e a utilização do geoprocessamento, para a confecção dos mapas de uso e ocupação do solo em períodos temporais distintos. A análise comparativa dos mapas permitiu inferir que, na sub bacia, a supressão da vegetação nativa por pastagens nas últimas décadas foi intensa e ocorreu de forma desordenada. Foi possível observar que nem as áreas de preservação permanente foram poupadas. Como consequências,  o ciclo hidrológico e a biodiversidade podem estar sendo afetados e os processos erosivos itensificados, fatores que, em conjunto, podem ocasionar reduções na qualidade e na quantidade de água disponibilizada na sub bacia, caso não sejam adotadas práticas conservacionistas e de reorganização territorial.

Palavras-chave


Uso e ocupação. Bacia hidrográfica. Análise ambiental. Desmatamento. Erosão. Pecuária.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.14049

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2