ANTROPIZAÇÃO DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO MATOGROSSENSE DE COLÍDER - AMAZÔNIA BRASILEIRA
Resumo
A análise da antropização da paisagem demanda de dados sobre as características de seus elementos. Este estudo tem como objetivo analisar a transformação antrópica da paisagem do município mato-grossense de Colíder, na perspectiva de que os dados e informações gerados contribuam no planejamento ambiental municipal. Com auxílio de ferramentas geotecnológicas gerou-se os mapeamentos dos elementos abióticos e bióticos da área investigada, as quantificações e os layouts. Os aspectos antrópicos foram caracterizados a partir de dados secundários. O Índice de Transformação Antrópica foi aplicado para quantificar e qualificar o estado de conservação da paisagem municipal nos anos de 1990 e 2020. A agropecuária e o desmatamento influenciaram no aumento da antropização no município de Colíder, implicando no aumento do índice de 3,51 para 4,37. Apesar disso, o estado permaneceu como regular em ambas as datas investigadas. Evidenciando a necessidade do planejamento ambiental e o manejo sustentável dos usos da terra, visando a conservação dos componentes da paisagem.
Palavras-chave
Geotecnologias. ITA. Conservação Ambiental. Mato Grosso
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.14034
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2