VULNERABILIDADE SOCIAL ÀS MARGENS DO RIO PIAUÍ EM SÃO RAIMUNDO NONATO (PI)

José Iomar Oliveira de Carvalho, Gustavo Souza Valladares

Resumo


O debate sobre a Vulnerabilidade Social tem ganhado destaque nas pesquisas em geografia em virtude do potencial de análise sobre as diferentes formas de desvantagem social. O presente estudo tem como objetivo analisar a Vulnerabilidade Social nos setores censitários às margens do rio Piauí no município de São Raimundo Nonato-PI. A pesquisa foi realizada por meio do método dedutivo com abordagem de caráter qualiquantitativa. Os procedimentos metodológicos levaram em consideração o levantamento e análise bibliográfica com embasamento teórico-conceitual e pesquisa documental, além de levantamento de dados cartográficos. Para elaboração do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), foram utilizadas oito variáveis socioeconômicas a partir do censo demográfico de 2010. Os resultados obtidos, por meio do levantamento de dados censitários e pesquisa de campo, permitiram compreender que 38,5% da população residente na área de estudo encontra-se em setores de Alto IVS, cerca de 27,2% vivem em setores de Médio IVS e certa de 34,3% da população residente estão em setores censitários com Baixo IVS.


Palavras-chave


Índice de Vulnerabilidade. Setor Censitário. Semiárido

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i2.14026

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2