LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE GEODIVERSIDADE E TEMAS CORRELATOS NO PERÍODO DE 1998 A 2022

Joseane Maria da Conceição, Glairton Cardoso Rocha, Roneide dos Santos Sousa

Resumo


Os estudos a partir da Geodiversidade vêm ganhando destaque nos últimos anos, fato observado na base de dados Web of Science, onde verifica- se um aumento considerável de trabalhos relacionados a essa temática. A pesquisa tem como objetivo realizar um levantamento bibliométrico levando em consideração os trabalhos disponíveis na base de dados do Web of Science, que tratam sobre a Geodiversidade, disponíveis de 1998 a 2022. O artigo foi elaborado a partir do Portal de periódicos CAPES, na página direcionada para a base da Web of Science, na coleção principal por tópico, intervalo de tempo referente a todos os anos e com os termos em língua portuguesa e inglesa (ou geodiversidade, or geodiversity) chegando assim a outros termos relacionados como geopatrimônio, geoparque, geossítios, geoturismo e geoconservação, a serem tratados no software Histcite.  Nos últimos anos houve progressos nos estudos realizados sobre a geodiversidade, passando a ser considerada um componente estabelecido das Ciências da Terra, assim não somente aumentou os números de publicações, mas os periódicos ou revistas científicas passaram a dar maior destaque para esses artigos. Diante da relevância da análise bibliométrica, a pesquisa traz a seguinte indagação: A bibliometria fornece os dados necessários para identificar os diferentes estudos, metodologias utilizadas e a evolução das pesquisas sobre geodiversidade? A pesquisa demonstra que autores dos mais variados países começaram a se interessar pela geodiversidade, fato este comprovado pela quantidade de artigos publicados nas últimas décadas. Destaca-se ainda os estudos sobre a geodiversidade no Brasil, considerando que se destaca na análise bibliométrica como o país com maior quantidade de artigos por país de origem das instituições de vínculo dos autores. Em relação às produções encontradas, envolvem principalmente os temas de geoconservação, com destaque para a preservação das paisagens naturais, do patrimônio geológico-geomorfológico, dos geossítios e geoparques, além do desenvolvimento de geoturismo sustentável.

Palavras-chave


Bibliometria. Geoconservação. Sustentabilidade. Geoturismo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i1.14024

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2