FEIÇÕES GRANÍTICAS NO TANQUE DA ONÇA, VERTENTE SECA DO MACIÇO RESIDUAL SERRA DA MERUOCA, CEARÁ, BRASIL

Fátima Leiliana Sales Ferreira, José Marcos Duarte Rodrigues, Ernane Cortez Lima

Resumo


Este estudo tem como objetivo realizar a classificação e hierarquização das feições graníticas no afloramento Tanque da Onça, situado na vertente seca do Maciço Residual Serra da Meruoca, assim como identificar as espécies vegetais que as recobrem. Inicialmente apresentou-se o contexto geoambiental referente ao maciço; posteriormente identificou-se as formas graníticas presentes na área pesquisada e, em seguida, identificou-se a espécies vegetais que recobrem tais feições. Para tanto, utilizou-se como base metodológica consultas de ordem bibliográfica, trabalhos de campo na área em estudo, produção e desenvolvimento da base cartográfica e o uso de técnicas de geoprocessamento para reconhecimento, delimitação e mapeamento do recorte espacial. Contudo, percebeu-se que as formas graníticas presente no Tanque da Onça, correspondem, de forma mais expressiva, a microformas relacionadas a processos de dissolução. Tal fato pode estar relacionado às condições climáticas atuantes na área, o que possibilitou a presença de espécies vegetais da família das Bromeliaceae. Assim, espera-se, através do presente trabalho, contribuir com pesquisas posteriores que tenham objetivos semelhantes.

Palavras-chave


Serra da Meruoca. Tanque da onça. Feições graníticas. Espécies vegetais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i1.13996

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2