ANÁLISE HISTÓRICA-ECONÔMICA E SUA RELAÇÃO COM O USO E COBERTURA DA TERRA NO NÚCLEO DE DESERTIFICAÇÃO DO SERIDÓ POTIGUAR

Luana Carla Mariz da Silva, Saulo Roberto de Oliveira Vital, Sara Fernandes Flor de Souza

Resumo


A Região do Seridó Potiguar tem uma grande importância para o estado do Rio Grande do Norte e para todo o Nordeste brasileiro. Com uma economia bastante diversificada, a referida região tem enfrentado graves problemas ligados à escassez hídrica e à desertificação, sobretudo em função da forma como ocorre o uso e cobertura das terras. Levando em consideração esse contexto, a presente pesquisa tem como propósito investigar as mudanças ocorridas no Núcleo de Desertificação do Seridó Potiguar, a partir do resgate da história do uso e cobertura da terra e do processo histórico-econômico, e sua influência na dinâmica socioespacial. Para esse objetivo foi realizada a análise processo de povoamento e as atividades econômicas desenvolvidas neste processo, através de pesquisas bibliográficas e dados da produção econômica, e para o uso e cobertura da terra foi aplicado o processo de vetorização de imagens de satélite por interpretação visual. Os resultados obtidos possibilitaram mostrar as alterações no uso e cobertura da terra num período de 32 anos, a partir das interferências antrópicas, principalmente pelas atividades econômicas desenvolvidas no passado e as que ainda atuam no presente, no qual tem o mesmo modelo predatório e insustentável do passado, e são responsáveis pelo atual cenário de degradação, devido à grande demanda imposta sobre a cobertura vegetal. Portanto, a metodologia empregada permitiu realizar uma análise do Núcleo de desertificação do Seridó Potiguar a partir da relação das características geoambientais e das ações sociais exercidas nesse território.

Palavras-chave


Núcleo de Desertificação do Seridó Potiguar. Uso e cobertura da terra. Processo histórico-econômico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i1.13993

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2