FORMAÇÃO, CONCEPÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES DE CARTOGRAFIA NA GEOGRAFIA ESCOLAR DA CIDADE DE CAJAZEIRAS, PARAÍBA

Odinei Edson Leite Brasil, Francisco Nataniel Batista de Albuquerque

Resumo


As práticas de ensino em Cartografia na Geografia Escolar constituem-se em importantes metodologias para o desenvolvimento do raciocínio geográfico dos alunos. Diante desse contexto, o objetivo do presente artigo é compreender a formação, a concepção e as práticas de ensino em Cartografia de professores de Geografia do 6º ano da cidade de Cajazeiras, estado da Paraíba. Metodologicamente, a pesquisa possui uma natureza aplicada, uma abordagem quali-quantitativa e um objetivo exploratório da realidade a partir da entrevista dos seis professores de Geografia das três escolas públicas com maior número de matrículas da referida cidade afim de conhecer a concepção dos mesmos, passando pelo processo de formação inicial até as práticas cartográficas adotadas em sala de aula a partir de quatro recursos didáticos modelo: maquete de relevo com curvas de nível, mapa mudo impresso, jogo de coordenadas geográficas e software Google Earth Pro. Entre os resultados podemos destacar a restrita abordagem escolar da Cartografia no processo de formação inicial e continuada dos professores, além da compreensão da Cartografia principalmente como conteúdo e não como linguagem geográfica. No tocante as práticas a partir dos quatro recursos modelo, constata-se apenas a utilização das maquetes em poucas situações e de forma mais lúdica. Os fatores que impedem ou dificultam a não utilização dos demais recursos pelos professores é a falta de infraestrutura escolar, a indisponibilidade de recursos cartográficos e a falta de domínio de alguns conteúdos relacionados à Cartografia.


Palavras-chave


Ensino de Geografia. Cartografia escolar. Formação docente. Práticas de ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i2.13992

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2