ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI, AMAPÁ – BRASIL

Alan Nunes Araújo, Amintas Nazareth Rossete

Resumo


Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a fragilidade ambiental potencial e emergente da bacia hidrográfica do rio Araguari, localizada na Amazônia Amapaense, a partir de uma perspectiva integrada da paisagem.  Como recurso metodológico, foram elaborados mapas de bases cartográficas digitais referentes as variáveis físico-ambientais Geologia, Geomorfologia, Declividade, Clima (intensidade pluviométrica), cobertura vegetal e hidrografia os quais resultaram no mapa de fragilidade ambiental potencial da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, Amapá. Para o mapa de fragilidade ambiental emergente foi utilizado a sobreposição ponderada dos mapas de fragilidade ambiental potencial, somados ao mapa de uso e cobertura da terra de 2017, elaborado a partir do levantamento primário dos dados e posterior classificação no software eCognition 9.3. Para o resultado final os arquivos foram rasterizados e reclassificados por meio de notas e pesos e processados a luz de uma análise multicriterial no software ArcGIS 10.5. Constatou-se que naturalmente a bacia hidrográfica do rio Araguari, Amapá, apresenta uma fragilidade ambiental de muito fraca a fraca, com exceção das extremidades no limite da bacia ao norte, noroeste e sudoeste, reflexos das altas declividades presentes em seus rebordos erosivos. Por sua vez ao sobrepor o atual uso e cobertura da terra, esta fragilidade irá aumentar, principalmente no médio e baixo curso da bacia, áreas estas altamente impactadas por hidrelétricas, cultivo de soja e a bubalinocultura. A falta de uma gestão ambiental da bacia também é um agravante para esta fragilidade. O trabalho mostrou também que as áreas protegidas na bacia, como o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, Floresta Nacional e Estadual do Amapá entre outras, são um amortecedor e ainda uma barreira de proteção ambiental frente aos múltiplos usos da bacia do rio


Palavras-chave


Fragilidade Ambiental. Bacia Hidrográfica. rio Araguari. Amapá.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.13990

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2