DINÂMICA DA EXPANSÃO URBANA NA ILHA DE OUTEIRO/PA

Arthur Gutemberg Andion Farias Moura, Evandro Ferreira da Silva, José Fábio França Orlanda

Resumo


O aprimoramento das ferramentas de monitoramento da expansão urbana sobre áreas florestais tem sido impulsionado pelos avanços na área de sensoriamento remoto e processamento de imagens digitais de satélites. Dentre as técnicas mais aplicadas para o estudo sobre cobertura florestal estão os Índices de Vegetação (IV), tal como o NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada). A ilha de Caratateua, mais popularmente conhecida como Outeiro, é uma das mais importantes do município de Belém-PA, Brasil e sede de um dos seus oito distritos administrativos. A presente pesquisa teve como objetivo analisara expansão urbana que ocorreu na ilha de Outeiro entre os anos de 1999 e 2022. Em ambiente SIG foram aplicadas técnicas de IV, segmentação e classificação supervisionada para fotointerpretar as mudanças ocorridas na cobertura da área de estudo. Foi observado que áreas de floresta nativa representavam um total de 72,54% em termos percentuais da referida área no ano de 1999. No ano de 2022 houve uma redução desse quantitativo em 16,96%, assim a área florestal passou a representar 55,58% da superfície da ilha, em função do expressivo aumento urbano e populacional na ilha nos últimos anos. É de suma importância o monitoramento e planejamento a expansão urbana com objetivo de direcionar um desenvolvimento reduzindo impactos ambientais.


Palavras-chave


Bioma amazônico. Urbanização. Sensoriamento remoto. Classificação supervisionada.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i1.13879

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2