MAQUETE E CARTILHA EDUCATIVA COMO MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Hullysses Sabino

Resumo


O ato de ensinar é um desafio enfrentado rotineiramente pelos professores para compartilhar informações e saberes com os alunos. Esse desafio se torna maior quando o professor ministra aula em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que possui alunos que voltam a lutar para concluir uma etapa educacional. Ademais, grande parte dos professores de escola pública não possui acesso a infraestrutura, recursos tecnológicos e financeiros que possibilitam ampliar a quantidade de atividades didáticas e modelos de ensino-aprendizagem em sala. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo descrever o uso de maquete e cartilha educativa como ferramentas didáticas acessíveis para aulas de Geografia em uma turma EJA do Ensino Fundamental II de um colégio público de Niterói (Rio de Janeiro, Brasil). Nesse trabalho, o processo de confecção e uso das maquetes e cartilhas foram apresentados, assim como o retorno informado pelos alunos diante desses recursos didáticos não convencionais. O uso desses materiais didáticos resultou em uma postura mais interessada, comunicativa e construtiva dos estudantes em sala de aula, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais participativo e dialógico.


Palavras-chave


Modelagem. Experiência em sala. Ensino Dialógico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i1.13850

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2