AS REPERCUSSÕES DO ENSINO SUPERIOR NO TERRITÓRIO: ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS NO DISTRITO DE JAIBARAS/SOBRAL-CEARÁ

Naiana Silva do Nascimento, Virgínia Célia Cavalcante de Holanda, Luiz Antonio Araújo Gonçalves

Resumo


A ampliação do ensino superior vem repercutindo no território brasileiro, com maior expressividade pós década de 1990, e tem transformado os lugares onde ocorre e suas imediações. O presente artigo analisa as repercussões do ensino superior em Jaibaras, distrito de Sobral-CE, tendo em vista que nos últimos dez anos a população local busca na sede do município a inserção no ensino superior, tanto em instituições públicas como privadas. Essa crescente inserção e seus desdobramentos foram foco de nossa pesquisa, buscando assim, refletir sobre os novos serviços e comércios que o distrito vem acolhendo. Jaibaras está situado a 24 quilômetros da sede do município, ligado pelas rodovias CE 183 e BR 222. Para a coleta de informações, lançamos mão de observações diretas, aplicação de questionários a profissionais já formados que atuam no distrito. Os resultados apontam que de fato houve uma ampliação da qualificação de pessoal que beneficiou o distrito, principalmente na área da educação, que conta agora com um quadro de profissionais mais qualificado. Essa mudança vem influenciando as escolhas dos alunos da educação básica por cursar ensino superior e o desejo dos universitários em atuar no próprio local de origem. Os resultados obtidos revelam ainda que os estudantes têm preferência pelas instituições públicas. Aqueles que buscam as instituições privadas justificam a escolha pela ausência do curso desejado na rede pública. As transformações socioespaciais no distrito são perceptíveis, sobretudo pela diversificação de estabelecimentos de comércio e serviços.

Palavras-chave


Distrito. Ensino superior. Sobral. Transformação Socioespacial. Universitários.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v10i3.12933

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista da Pós-graduação em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI

 ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef.