A ABORDAGEM DA CATEGORIA PAISAGEM PROPOSTA PELA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nelci Soares da Silva, Judite de Azevedo do Carmo, Kárita de Fátima Araújo

Resumo


A paisagem é uma categoria de análise geográfica que oportuniza aos estudantes potencializarem seus conhecimentos e ampliarem os saberes sobre a realidade partindo do meio em que está inserido. Para isso, o professor precisa, além do seu fazer pedagógico, ater-se às diretrizes que estão presentes nos documentos que orientam o componente curricular de Geografia. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo expor o resultado da análise da abordagem da categoria paisagem na disciplina de Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, a pesquisa seguiu os seguintes caminhos metodológicos: revisão bibliográfica para sustentar teoricamente a pesquisa proposta; análise documental para o levantamento das informações contidas na BNCC, com posterior sistematização e interpretação do material levantado. Os resultados indicam que a abordagem da categoria paisagem apresentada pela BNCC inserida no componente curricular de Geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental, proporciona ao estudante entender a paisagem dos lugares onde vive e a relação entre a sociedade e a natureza. Além disso, verificou-se a disponibilização de informações para a compreensão de que há diferentes modos de vida que se relacionam com a paisagem de forma mais harmoniosa, especificando que é imprescindível reconhecer e respeitar a diversidade étnica e cultural, bem como, buscar um convívio mais harmônico com a natureza.


Palavras-chave


Categoria Paisagem. Ensino de Geografia. BNCC.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v10i2.12744

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2