ALTERAÇÕES NOS CANAIS FLUVIAIS URBANOS EM TERRA NOVA DO NORTE, MT

Andressa Damas Machado, João dos Santos Vila da Silva, Claudete Silveira Damas Machado

Resumo


RESUMO: Os rios sempre tiveram e têm um papel importantíssimo para fixação, sobrevivência e desenvolvimento dos seres humanos, porém o uso dessa reserva natural geralmente causa desajustes nos seus leitos. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo analisar a atual situação dos canais fluviais urbanos, em detrimento do processo de ocupação e uso da terra no município de Terra Nova do Norte, MT. Para detectar as transformações ocorridas, adotou-se, como procedimentos metodológicos, revisão bibliográfica sobre a temática e trabalhos de campo para reconhecimento da área de estudo e aplicação de dois Protocolos. O resultado obtido por meio da soma dos parâmetros contidos no protocolo de avaliação quantitativa das nascentes urbanas demonstrou que os córregos Jardim América e Central estão em situação ruim e a nascente do córrego Vista Alegre em condição ótima. Quanto à aplicação do protocolo em trechos de bacia, foi observado que as formações vegetais foram quase que totalmente eliminadas desde a ocupação até os dias atuais. A falta de saneamento básico (esgoto) nas ocupações irregulares intensifica a poluição nos canais fluviais.


Palavras-chave


Canais fluviais. Interferências antrópicas. Aplicação de protocolo. Gestão ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v10i2.12716

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2