A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO SISTEMA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DA FAZENDA LAGOA DOURADA NO MUNICÍPIO DE POCONÉ – MT

Danielly Rodrigues Santos de Vasconcelos Oliveira, João dos Santos Vila Silva, Juberto Babilônia Sousa

Resumo


A Fazenda Lagoa Dourada possui um sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que consistem na alternância de duas atividades, a agricultura e a pecuária em uma mesma área- o cultivo de pastagem anual ou perene para a produção animal e culturas destinadas à produção vegetal. A presente pesquisa, propõe expor e analisar da qualificação de trabalhadores rurais dentro do sistema Integração Lavoura-Pecuária. É sabido que na atual conjuntura agropecuária existe uma exigência de aumento da produtividade para estarem aptos a competir no mercado, com isso foram implantados novos sistemas e novas tecnologias que tem imposto ao produtor e ao trabalhador rural a qualificação profissional.. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é identificar e analisar a qualificação dos profissionais que trabalham com o sistema ILP na fazenda Lagoa Dourado no município de Poconé, Mato Grosso. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia utilizada consiste no levantamento bibliográfico sobre qualificação profissional no meio rural, levantamento documental, com coleta de dados secundários obtidos junto a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR); e trabalhos de campo, com aplicação de entrevistas junto aos trabalhadores da propriedade pesquisada. Com resultados, em analise das entrevistas, a grande dificuldade encontrada pelos trabalhadores foi o uso da tecnologia, que até então não era uma ferramenta utilizada no campo. Os entrevistados ressaltam também, que a qualificação e o aperfeiçoamento oferecidos pela propriedade periodicamente tem promovido benefícios na forma de trabalhar e motivado a exercer melhor sua função. Assim, a presente pesquisa busca contribuir para as discussões acerca da qualificação profissional no meio rural, promovendo um entendimento de que a qualificação desses trabalhadores causa benefícios sociais, econômicos e ambientais.

 


Palavras-chave


Qualificação Profissional; Integração Lavoura-Pecuária; Trabalhadores Rurais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v10i2.12707

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2