CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS E REGIME HÍDRICO DA MICRORREGIÃO DE RECIFE, PERNAMBUCO

Eberson Pessoa Ribeiro, Gabriel Victor Silva Nascimento

Resumo


Investigar os períodos secos e chuvosos e suas variações intrasazonal e interanual é essencial para o planejamento urbano-ambiental e, consequentemente, para a gestão hídrica. Assim, realizou-se o balanço hídrico climatológico pelo método de Thornthwaite e Mather (1955) com o objetivo de analisar a variabilidade espaço-temporal da temperatura do ar, evapotranspiração potencial e real, além do regime hídrico da microrregião de Recife. Utilizaram-se valores médios mensais da precipitação pluviométrica da série histórica de 1967 a 2017 – dados obtidos através de oito (8) estações regidas pela Agência Pernambucana de Águas e Climas. Os dados médios de temperatura do ar, para o mesmo período e localidades das estações, foram obtidos por meio do software Estima_T. Salienta-se que foi empregado o ArcGis 10.1 para o mapeamento temático dos parâmetros analisados. Para a realização do balanço hídrico climatológico foi adotado a capacidade de água no solo de 100 mm. Os resultados indicam para a referida área que a temperatura média do ar é de 25°C, variando entre 26,4°C (verão) a 23,1°C (inverno). A precipitação diminui no sentido leste-oeste, além de possuir um período seco, agosto a março, com precipitação média mensal de 80 mm; e outro chuvoso, abril a julho, com uma média de 230 mm. Verificou-se também a variabilidade espaço-temporal dos parâmetros do balanço hídrico. Os maiores índices de evapotranspiração potencial ocorrem de dezembro a março e a evapotranspiração real, excedente hídrico e reposição hídrica diminuem do litoral para o interior, ocorrendo o inverso para a deficiência hídrica, devido a menor disponibilidade de água no solo.


Palavras-chave


Balanço Hídrico. Thornthwaite-Mather. Monitoramento pluviométrico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i3.10429

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2