A ANÁLISE INTEGRADA DA PAISAGEM COMO SUBSÍDIO À GESTÃO DE RISCOS E RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS: ALGUNS APONTAMENTOS E REFLEXÕES
Resumo
Os eventos extremos são cada vez mais frequentes e abrangentes. Essa nova configuração das manifestações naturais exige ações que integrem pesquisa, poder público e participação comunitária na gestão dos territórios sob risco e ameaças. Os desastres não se mostrariam tão danosos se houvesse planejamento integrado para lhes fazer frente. Por meio da consulta de autores e obras com abordagens pertinentes procurou-se construir um arcabouço teórico-reflexivo que permitisse à análise integrada da paisagem convergir com a gestão integrada do território, com o intuito final de buscar o desenvolvimento humano e respostas mais positivas ante os desastres naturais.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i4.10415
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2