A REFLEXÃO COLABORATIVA E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE FUTUROS PROFESSORES

Boniek Venceslau da Cruz Silva

Resumo


Entendemos que as práticas pedagógicas são momentos que podem propiciar o
surgimento de dilemas e situações-problemas no ofício dos professores em formação.
Entendemos também que estes momentos oportunizam a análise e compreensão do processo de mobilização/desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (Pedagogical Content Knowledge – PCK, em inglês) ao longo da formação inicial.
Neste trabalho, apresentamos o conceito de reflexão colaborativa e como ele pode facilitar a investigação dos indícios do PCK de futuros professores. Para a sua construção, dialogamos com autores, como, por exemplo, Garcia (1992b; 1999), Gómez (1992), Schӧn (1992; 2000), Zeichner (1993), dentre outros interlocutores. Por fim, compreendemos que o conceito idealizado possa funcionar como estratégia para os professores universitários (professores formadores) trabalharem o desenvolvimento do PCK dos licenciandos em situações de ensino e aprendizagem, como será objeto de discussão durante este ensaio.


PALAVRAS-CHAVE: Práticas Pedagógicas; Reflexão Colaborativa; Trabalho
Coletivo; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.


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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i1.13484

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