A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) EM PROCESSOS EDUCACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR

Andreia Martins

Resumo


Vivemos em uma sociedade globalizada, onde se faz presente cada vez mais o uso de tecnologias, informações e comunicação. Utilizamos em nosso dia a dia aplicativos, redes sociais e diversificados meios tecnológicos. Tendo como ponto de partida o mundo no qual estamos inseridos, é urgente preparar os futuros profissionais, para que estes sejam inseridos de modo efetivo neste mundo globalizado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Este artigo objetiva discutir as possibilidades dos usos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como método pedagógico na integração de processos educacionais no Ensino Superior. A escrita deste, surgiu de uma palestra
proferida em um Seminário na Universidade Federal do Piauí (UFPI), cuja a metodologia valeu-se de pesquisas bibliográficas e propostas vivenciadas pela docente palestrando de seus usos com plataformas e ferramentas online. Utilizamos como referência bibliográfica Belloni (2005), BEVORT & BELLONI (2009) e o curso Tecnologias da Informação e Comunicação disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação e Cultura. Destacamos ser fundamental que as instituições de ensino superior
se apropriarem de forma efetiva das TIC na formação de profissionais que atuarão na Educação Básica. Se não assumirmos esta responsabilidade, corremos o risco de não formarmos futuros docentes capacitados para a educação das novas gerações.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i3.12152

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc

ISSN: 2674-757X


BASES E INDEXADORES

https://www.flacso.org.ar/latinrev/

https://scholar.google.com.br/citations?user=BrkNzRgAAAAJ

http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

https://www.crossref.org/

https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29514