A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Raimunda Alves Melo

Resumo


O objetivo desse trabalho é discutir as ações do Projeto Escola e Família: Conexão pela Educação que tratam especificamente sobre a produção de materiais didáticos e pedagógicos, evidenciando os principais desafios e contribuições do mesmo para o desenvolvimento do ensino remoto no contexto da pandemia do coronavírus. Em relação a metodologia desenvolveu-se pesquisa-ação, caracterizada pela realização de estudos e resolução de problemas coletivos em que pesquisadores e interlocutores representativos envolvem-se de modo participativo. A produção dos dados foi realizada por meio da observação participante e da aplicação de questionário respondido por 68 professores. O cenário da investigação foi o município de Buriti dos Montes e os resultados apontam que apesar da relevância dos materiais didáticos e pedagógicos personalizados, o ensino remoto não favorece a interação professor-alunos; dificultando a aprendizagem dos estudantes. Nesse contexto, a presença do professor, o desenvolvimento das situações de aprendizagem planejadas por esse profissional, a interação dos estudantes entre si e com o docente são de importantes para que a aprendizagem das crianças e adolescentes aconteça de fato. Conclui-se, portanto, que o contexto da pandemia criou um cenário emergencial e completamente novo que deixará marcas a médio e longo prazos e exigirá cuidados inéditos como no retorno gradual das aulas, levando em conta as orientações para a saúde e o bem-estar social. Para tanto, faz-se necessário o planejamento e desenvolvimento de ações intersetoriais e inclusiva com vistas a garantir o direito de aprender de todos os estudantes. 

 


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/principal.htm. Acesso em: 17 de julho de 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Belo Horizonte: UFMG, 1997. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/ldb/principal.htm. Acesso em: 17 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da covid-19, 2020.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI). Mudança social no Brasil: um panorama descritivo de 1992 a 2014 a partir de diferentes indicadores. Brasília, DF: MDS; SAGI, 2015ª. (Estudo Técnico nº 10/2015).

BURITI DOS MONTES. Conselho Municipal de Educação. Resolução 02/2020. Regulamenta do Ensino Remoto e dá outras providências. Buriti dos Montes, 2020.

BURITI DOS MONTES. Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Projeto Escola e Família: Conexão pela Educação. Buriti dos Montes, PI: SEMEC, 2020.

CETIC.BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil 2018. Disponível em: https://cetic.br/pesquisa/domicilios/. Acesso em: 13 jul. 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2011.

JUSTINO, M. N. Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docente. Curitiba: Ibpex, 2011.

PIAUÍ. Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE/PI nº 061/2020. Dispõe sobre o regime especial de aulas não presenciais, 2020.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2012.

THIOLLENT, M. (2011). Metodologia da pesquisa ação. São Paulo: Cortez.

VIGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WORLD BANK GROUP EDUCACION. Políticas educacionais na pandemia da covid-19: o que o Brasil pode aprender com o resto mundo? Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/hub-socioemocional/politicas-educacionais-na-pandemia-do-covid-19.pdf. Acesso em: 08 Jul. 2020.




DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i3.12148

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc

ISSN: 2674-757X


BASES E INDEXADORES

https://www.flacso.org.ar/latinrev/

https://www.sumarios.org/revista/revista-epistemologia-e-pr%C3%A1xis-educativa-epeduc

http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

https://www.crossref.org/

https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29514